A segunda pesquisa eleitoral do segundo turno feita pelo Ipec em Santa Catarina, contratada pela NSC Comunicação, aponta que o candidato Jorginho Mello (PL) tem 67% das intenções de votos válidos e o concorrente Décio Lima (PT), 33%. Os números foram divulgados neste sábado (29), véspera da votação.
Continua depois da publicidade
AO VIVO: em live, colunistas analisam cenário às vésperas do 2º turno das Eleições 2022
Os dados correspondem aos votos válidos, que desconsideram os votos nulos e brancos e os eleitores que se declaram indecisos. É desta forma que a Justiça Eleitoral divulga o resultado final da eleição. Por isso, a divulgação da última pesquisa antes do segundo turno considera esse resultado. No levantamento anterior, Jorginho tinha 69% dos votos válidos e Décio Lima, 31%.
Receba notícias do DC via Telegram
Veja o gráfico dos votos válidos
Votos totais
Quando considerados os votos totais, Jorginho Mello (PL) tem 59% e Décio Lima, 29%. No primeiro levantamento Ipec do segundo turno contratado pela NSC, Jorginho tinha os mesmos 59% e Décio, 26%.
Nesse cenário, o número de entrevistados que declararam voto nulo ou branco foi de 6%, contra 9% da primeira pesquisa. Outros 6% não sabem ou não responderam, mesmo percentual do levantamento anterior.
Continua depois da publicidade
Veja o gráfico dos votos totais
Todos os resultados correspondem à pesquisa estimulada, quando os entrevistados respondem em quem votariam a partir da lista de candidatos.
A pesquisa foi feita entre os dias 27 e 29 de outubro e entrevistou 1008 pessoas em 49 cidades de SC. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.
Grau de definição
A segunda pesquisa Ipec/NSC do segundo turno em SC também avaliou o grau de decisão dos eleitores, questionando se a escolha do candidato já é definitiva ou se ainda pode mudar até o dia da votação.
Entre os entrevistados, 86% responderam que a decisão é definitiva e 14%, que a escolha do candidato pode mudar até este domingo, dia da votação.
Continua depois da publicidade
A pesquisa também mediu a rejeição dos dois candidatos que estão no segundo turno. Décio Lima teve o maior percentual de eleitores que declararam que não votariam nele de jeito nenhum, com 40%, contra 18% de entrevistados que atribuíram essa frase a Jorginho Mello. Na pesquisa anterior, Décio teve 41% dessas menções e Jorginho, 16%.
O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
FICHA TÉCNICA
Pesquisa Ipec — Inteligência em Pesquisa e Consultoria
Período avaliado: entre 27 e 29 de outubro de 2022
Amostra: 1008 eleitores, em 49 municípios
Margem de erro: a máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação
Registro no TRE: sob o número SC-01689/2022
Registro no TSE: sob o número BR-01210/2022
Saiba tudo sobre o segundo turno das eleições no vídeo
Leia também
Religião vira protagonista na campanha eleitoral e desbanca economia e saúde
Continua depois da publicidade
Lula e Bolsonaro debatem para convertidos e desperdiçam chance de novos votos
Conheça as trajetórias de Lula e Bolsonaro, candidatos que disputam à Presidência