nsc
    dc

    CARTEIRA DE IDENTIDADE

    Segunda via do RG pode ser solicitada pela internet em Santa Catarina

    Ferramenta busca agilizar atendimentos e está disponível a partir desta quinta

    18/06/2020 - 10h57 - Atualizada em: 18/06/2020 - 10h59

    Compartilhe

    Por Guilherme Simon
    Carteira de Identidade
    Serviço é válido para apenas aqueles que fizeram a primeira via do documento em Santa Catarina
    (Foto: )

    A segunda via da carteira de identidade poderá ser solicitada pela internet em Santa Catarina a partir das 13h desta quinta-feira (18). O serviço é disponibilizado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP/SC). O objetivo é ampliar e agilizar o atendimento.

    Para solicitar a segunda via, é necessário acessar o site do IGP. A emissão só ocorrerá após o pagamento da taxa, de R$ 38,78. O boleto será gerado antes do término da solicitação e apenas no site do IGP.

    O serviço é válido apenas para aqueles que fizeram a primeira via do documento em Santa Catarina. A nova ferramenta foi desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc).

    De acordo com a assessoria de imprensa do IGP, caso o cidadão não preencha os requisitos necessários para solicitar a segunda via pela internet, a própria ferramenta o informará e o direcionará para o agendamento presencial.

    Por ano, o IGP emite mais de 550 mil carteiras de identidade em Santa Catarina, e cerca de 70% delas são de segundas vias. Com a iniciativa de disponibilizar a solicitação pela internet, a expectativa é ampliar e agilizar o atendimento no setor de identificação civil.

    Retirada será feita nas unidades do IGP

    Conforme o IGP, por questões de segurança, a retirada das 2ª vias rápidas ocorrerá inicialmente somente em unidades do órgão em Santa Catarina, após confronto papiloscópico para certificar a identidade do retirante presencial como sendo a mesma do requerente virtual.

    O órgão também informou que somente o próprio requerente poderá retirar a 2ª via rápida, sem exceções. No caso de menores de 16 anos, o responsável legal deverá estar junto para que o documento seja entregue.

    O documento emitido na solicitação de uma 2ª via rápida terá exatamente os mesmos dados da última emissão feita no Estado. Qualquer alteração que necessite ser feita nos dados da carteira de identidade implicará obrigatoriamente na necessidade de atendimento presencial no IGP ou Postos de Identificação conveniados.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas