Cerca de 13 estados brasileiros e o Distrito Federal estão sob alerta amarelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas e ventos que podem chegar aos 50 km/h. O curioso é que, “dentro” deste aviso, há outro ainda mais grave que alerta para tempestades em seis destes estados (veja a lista abaixo). Nessas áreas, a chuva pode chegar a 100 milímetros e os ventos a 100 km/h, além da chance de queda de granizo.
Continua depois da publicidade
Os dois alertas foram publicados nesta quinta-feira (6) e são válidos até às 10h de sexta-feira (8), segundo o Inmet. Os 13 estados com risco de chuvas intensas são:
- Goiás (Centro Goiano, Leste Goiano, Norte Goiano, Sul Goiano, Noroeste Goiano);
- Bahia (Centro Sul Baiano, Sul Baiano, Extremo Oeste Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Centro Norte Baiano);
- Pará (Sudeste Paraense, Sudoeste Paraense, Baixo Amazonas);
- Tocantins (Ocidental do Tocantins, Oriental do Tocantins);
- Mato Grosso (Centro-Sul Mato-grossense, Nordeste Mato-grossense, Norte Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense, Sudoeste Mato-grossense);
- Minas Gerais (Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Jequitinhonha, Noroeste de Minas, Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte);
- Espírito Santo (Noroeste Espírito-santense, Litoral Norte Espírito-santense);
- Roraima (Norte de Roraima, Sul de Roraima);
- Maranhão (Sul Maranhense, Oeste Maranhense, Centro Maranhense, Leste Maranhense);
- Piauí (Sudoeste Piauiense, Sudeste Piauiense);
- Amazonas (Centro Amazonense, Norte Amazonense, Sul Amazonense);
- Distrito Federal (Distrito Federal);
- Rondônia (Leste Rondoniense).
Já os estados sob alerta de tempestades são Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Maranhão e Piauí. Neles, segundo o órgão, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Veja as recomendações do Inmet
O Inmet usa um sistema de alertas padronizado por cores (amarelo, laranja e vermelho) com base na gravidade do evento meteorológico, como chuvas, ventos e quedas de temperatura.
Continua depois da publicidade
Cada cor corresponde a um nível de risco e grau de severidade do evento, com o alerta amarelo indicando risco moderado, o laranja, risco alto, e o vermelho, risco muito alto.
*Sob supervisão de Luana Amorim





