O incêndio no pavilhão da blue zone da COP30, que aconteceu em Bélem na tarde de quinta-feira (20), deixou 27 pessoas em necessidade de atendimento médico durante a tarde. Segundo o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), seis delas ainda permanecem internadas nesta sexta-feira (21), com sintomas de inalação de fumaça e crises de ansiedade.
Continua depois da publicidade
Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, não ouve registro de queimaduras. Os outros 21 pacientes já foram liberados na manhã desta sexta (21).
Veja fotos do incêndio na COP30
Como fogo na COP30 começou
O fogo começou na tarde de quinta-feira (20) por volta das 14h e foi controlado em cerca de seis minutos, mas a fumaça se espalhou pelo sistema de refrigeração, exigindo evacuação imediata.
A área foi liberada apenas à noite, após inspeção da Polícia Federal e emissão de atestado de segurança pelo Corpo de Bombeiros. A causa do incêndio ainda está sob investigação, mas autoridades apontam hipóteses que vão de curto-circuito em micro-ondas a celulares carregando.
Apesar do incidente, as reuniões foram retomadas já nesta sexta-feira (21) e algumas reuniões chegaram a ocorrer em locais improvisados, como uma padaria de Belém, onde Vanuatu assinou um acordo com uma instituição ligada à ONU.
Continua depois da publicidade
Veja vídeo do incêndio
*com informações do g1 e do O Globo







