Essa recorrência do tema se dá pelo alto impacto das ferramentas e plataformas digitais no cotidiano de setores estratégicos, como atendimento, vendas e comunicação institucional. A rotina dessas equipes foi fortemente impactada pelas mudança de perspectiva das empresas que depositaram seu foco na transformação digital, por isso, é comum ver seus processos e estratégias analisadas em textos e pesquisas.

Continua depois da publicidade

Apesar de ser muito importante olhar para o impacto da transformação digital sobre os processos empresariais, existe um detalhe fundamental para o sucesso de uma empresa em sua empreitada: a qualidade das lideranças.

Os líderes precisam estar aptos para encarar a mudança e ter qualidade para guiar os colaboradores rumo aos bons resultados, algo que demanda esforço, conhecimento e inteligência emocional apurada.

Em um momento em que as empresas estão cada vez mais atreladas ao universo digital e suas benfeitorias, torna-se imprescindível a figura de uma liderança positiva e de vanguarda, capaz de tomar boas decisões para a empresa e para a equipe.

Entra aqui a pergunta que dá título a este texto: você que é líder de uma equipe, sente-se pronto para ser a liderança que a Transformação Digital exige?

Continua depois da publicidade

Compreendendo importância da liderança na transformação digital

A transformação digital é um processo complexo que pode ser estruturado em seis pilares fundamentais:

– Tecnologia

– Pessoas

– Experiência do cliente

– Inovação

– Cultura empresarial

– Liderança

Uma empresa realmente preparada para ter um foco no universo digital e nas oportunidades que ele oferece precisa solidificar os seis fatores. A liderança é um deles. O envolvimento das mentes que gerenciam o negócio se torna imprescindível em um contexto de mudança de mentalidade e cultura da empresa.

O protagonismo das lideranças é peça-chave para completar o ciclo da inovação e obter sucesso na transmissão da cultura digital para os demais membros das equipes.

E quando se fala nas lideranças e na edificação de uma cultura de transformação digital, fica implícito que isso envolve líderes de diferentes áreas, desde o CEO até o gestor de RH, passando pelas chefias técnicas e estratégicas.

Continua depois da publicidade

Resumindo: o papel do líder se torna ainda mais importante quando a empresa passa por um processo de transformação.

Garantir que as novas perspectivas de negócio sejam inseridas com naturalidade no cotidiano dos colaboradores é uma tarefa dos gestores, por isso, sua atuação torna-se ainda mais importante do que em momentos nos quais a empresa não está em busca de inovação.

E quais são as principais atitudes de um líder com foco na transformação digital?

Diante de um desafio profissional tão robusto, os líderes precisam se preparar e adotar atitudes progressistas, que cooperem com a nova mentalidade da empresa e que sejam positivas para o ambiente de trabalho. São elas:

01. Protagonismo

No papel de liderança, é seu dever transmitir aos funcionários de seu time as metodologias e processos, sendo assim, se torna fundamental tomar as rédeas do trabalho, apresentar a expectativa da empresa sobre o desempenho do setor e como ele deve atuar.

Continua depois da publicidade

Um líder que recebe essas informações mas não as transmite com clareza e didática corre o risco de ver o desempenho de sua equipe despencar e, junto com ele, suas perspectivas de crescimento e melhoria.

02. Mentalidade de transformador

A transformação é um processo longo, complexo e que demanda conhecimento. Essas características fazem com que seja necessário uma certa familiaridade e curiosidade sobre os fatores que englobam essa mudança.

A liderança precisa ter mentalidade transformadora, orientação profissional com foco no universo digital, ser arrojado, correr alguns riscos durante o processo de inovação, além de, principalmente, ter a disposição para transformar seu conhecimento em prática.

03. Think big

Pensar grande. Esse é um ponto interessante para as lideranças digitais. A internet e as inovações tecnológicas ainda não conhecem um limite, dia após dia novas ferramentas e serviços surgem para mudar a rotina profissional e a forma de uma empresa atuar na rede.

Continua depois da publicidade

O líder precisa abrir sua mente, manter um radar ligado nas novidades e não impor limites à sua capacidade de inovação. Pensar grande não é ser ambicioso, é ser focado nos resultados, nas melhorias e no impacto que as tecnologias podem trazer para a produtividade de seu time.

4. Capacidade de manter tudo em seu lugar

A transformação digital e a mudança de processos e de mentalidade empresarial demanda acompanhamento. A evolução gradual rumo aos novos ares pode levar tempo e exigir correções de rota. O líder precisa estar atento à essas necessidades de correção e ser capaz de tomar as decisões mais corretas para o bem da empresa e seus resultados.

Tornar-se a liderança que a transformação digital requer preparo, disposição, vontade de mudar e, claro, instinto inovador. Um líder não nasce pronto, tampouco se torna 100% pronto quando assume o papel de liderança.

A construção dos conhecimentos para se tornar um líder apto para guiar a transformação digital pode ser gradual, não há nada de errado com isso, o que importa é que haja sempre um foco na mudança e muita assertividade nas decisões que irão guiar a empresa nessa nova etapa de sua existência.

Continua depois da publicidade

Para continuar aprendendo, entenda qual é o papel do CEO na Transformação Digital de uma empresa!