O governo de Santa Catarina anunciou nesta segunda-feira (9) que vai investir na construção de casas para os afetados pela chuva no Estado. Além disso, linhas especiais de crédito para empresários e o trabalho de desobstrução de rodovias também foram divulgados. Apesar do anúncio, o governo não detalhou como serão as ações.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Não foram divulgados, por exemplo, o número de pessoas que devem receber casas novas e nem o valor investido para viabilizar essas obras. Conforme o governador Carlos Moisés (Republicanos), o Estado espera um levantamento das prefeituras para dar início a mobilização.

— [As casas serão construídas] desde que o município nos indique uma área livre de alagamentos, livre da cota de enchente para que a gente possa fazer a intervenção adequada e ajudar os municípios a reconstruir — afirmou.

Outra linha de ação do governo do Estado é a desobstrução de rodovias. Cerca de R$ 6 milhões já foram investidos na limpeza e desbloqueio de 87 barreiras na SC-108, localizada entre Anitápolis e Rancho Queimado, na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina tem 28 municípios em situação de emergência devido à forte chuva que atingiu o Estado na última semana. O número foi atualizado em relatório da Defesa Civil nesta segunda-feira. O órgão também conta 7.100 desalojados e 518 desabrigados. Ao total, foram 44.000 catarinenses afetados.

Leia também 

Cidade isolada pela chuva recebe Carlos Moisés com lista de pedidos

Enchente em Blumenau foi 20 centímetros maior do que o anunciado, confirma Epagri

Chuva deixa turistas “ilhados” na Serra Catarinense

Destaques do NSC Total