Existe uma cidade no Peru que é a mais alta do mundo. Ela fica a mais de 5 mil metros acima do nível do mar, no topo congelado da Cordilheira dos Andes.
Continua depois da publicidade
O lugar é totalmente isolado, sem saneamento básico e dominado pela mineração informal de ouro. No entanto, o que muita gente não sabe, é que essa cidade revela um cenário extremo, que vai além do clima e da altitude.
Cravada em um território árido e congelado, com temperaturas que podem chegar a -11°C e ar rarefeito que dificulta até os movimentos mais simples, a expectativa de vida na cidade, chamada de La Rinconada, não passa dos 35 anos.
Apesar disso, muitas pessoas continuam migrando para o local em busca de oportunidades ligadas à mineração de ouro.
Continua depois da publicidade
É preciso compreender que estudos científicos mostram que os habitantes da cidade desenvolveram adaptações físicas para enfrentar a hipóxia, a deficiência de oxigênio provocada pela altitude extrema. A produção elevada de hemoglobina é uma dessas respostas, permitindo ao corpo transportar oxigênio com mais eficiência.
Mas mesmo desenvolvendo todas essas adaptações físicas, a expectativa de vida para as pessoas que vivem nessa cidade continua sendo a mesma.
Economia e estilo de vida
A economia local gira em torno da mineração informal, regida por um sistema chamado “cachorreo”, no qual os trabalhadores passam um mês inteiro sem salário, com a promessa de poder ficar com o ouro encontrado no último dia. Caso não encontrem nada, não recebem nada.
Continua depois da publicidade
A precariedade desse modelo se reflete na saúde dos mineiros, frequentemente intoxicados por mercúrio, um dos principais insumos usados na separação do ouro, e na insegurança generalizada causada por contratos sem proteção trabalhista.
Violência e altas taxas de homicídio
Além dos problemas ambientais, La Rinconada também enfrenta casos de exploração sexual. A cidade é um dos lugares mais violentos do país. La Rinconada liderou um ranking de taxa de homicídios feito pelo Observatório de Crime e Violência do Peru.
Segundo o La Republica, entre 16 de junho de 2024 e 15 de junho de 2025, a cidade registrou uma taxa de homicídios de 52,9 por 100 mil habitantes.
Continua depois da publicidade
Conheça histórias do lugar
*Sob supervisão de Pablo Brito
Você também vai gostar de saber o que significa a mudança assinada pelo presidente dos EUA e A cidade onde as pessoas vivem embaixo da Terra por causa do calor.