O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (5) um decreto que muda o nome do Departamento de Defesa para Departamento da Guerra. A mudança deve mudar uma tradição de quase 80 anos.
Continua depois da publicidade
Todas as alterações de Trump, que buscam restaurar o antigo nome do Pentágono, significam mais um retrocesso ou até mesmo uma nomenclatura de “cara durão”. Em um momento em que a dissuasão é mais importante do que nunca, Trump argumenta que a resposta é voltar aos velhos tempos.
Para quem acompanhou a revolução que varreu as instituições de segurança nacional do país nos últimos sete meses, a ordem do presidente não foi nenhuma surpresa.
— De certa forma, faz todo o sentido: este governo está simplesmente nos levando de volta àquele período anterior à era Truman. Uma vez que a confiança na aliança for corroída, pagaremos um preço muito alto para recuperá-la, se é que conseguiremos recuperá-la — disse Douglas Lute, oficial de carreira do Exército que desempenhou papéis importantes no Conselho de Segurança Nacional nos governos Bush e Obama e serviu como embaixador dos EUA na Otan.
Continua depois da publicidade
Trump diminuiu os investimentos em defesa
Nos últimos meses, Trump demonstrou menos interesse em desencorajar um adversário do que em investir em novos armamentos. O presidente dos EUA desmantelou amplas áreas da Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura, parte do Departamento de Segurança Interna, porque sua missão de defesa contra ataques cibernéticos estrangeiros e nacionais incluía a segurança dos sistemas eleitorais.
Trump chegou a ordenar que o Departamento de Justiça investigasse o chefe da agência durante as eleições de 2020, por sua declaração de que ela era uma das mais seguras da história, contradizendo sua insistência de que ela foi fraudada para eleger Joe Biden.
O presidente também demitiu o general de quatro estrelas que chefiava a Agência de Segurança Nacional e o Comando Cibernético dos EUA, parte de um expurgo mais amplo de oficiais militares sem filiação partidária que foram nomeados na era Biden.
Continua depois da publicidade
O único grande investimento de Trump em defesa é o Golden Dome, seu plano para construir um sistema de defesa antimísseis de costa a costa. Mas, para os adversários dos Estados Unidos, o sistema, que envolve armas no espaço, parece tanto ofensivo quanto defensivo.
Entenda em detalhes os boatos da morte de Trump
*Com informações do The New York Times
**Sob supervisão de Pablo Brito
Acompanhe a cobertura do julgamento de Bolsonaro e outros réus pelo NSC Total. Confira as últimas notícias: Polícia Federal solicita monitoramento com agentes dentro da casa de Bolsonaro e Michelle reclama de “humilhação” após Moraes determinar monitoramento 24h de Bolsonaro.
Continua depois da publicidade







