Eu não sei se você viu – espero que sim -, mas três capas do Diário Catarinense publicadas esta semana convidaram o leitor a uma experiência nova e interessante. Além das manchetes e fotografias, as primeiras páginas continham vídeos. Sim, imagens e sons que o leitor captura e assiste no tablet ou smartphone.

Continua depois da publicidade

A novidade se chama realidade aumentada e é simples de acessar. Basta baixar um aplicativo e apontar o tablet ou smartphone para a página. Em segundos, o vídeo é transmitido na sua telinha.

A estreia foi segunda-feira, quando o colunista político Moacir Pereira interpretou o resultado da eleição em Santa Catarina. Na edição de quarta-feira, um convite ao leitor para um passeio virtual pelo Nosso Loft by Cassol, uma das atrações da Mostra Casa&Cia – que por sinal está belíssima, recomendo a visita. No dia seguinte, a colunista Estela Benetti explicou em vídeo por que a inauguração da BMW está revolucionando a economia catarinense.

Se você não teve a oportunidade de assistir, reproduzo os três vídeos neste espaço. Tenho 47 anos e não me considero um expert em novas tecnologias, mas asseguro que até para um cara como eu foi muito fácil acessar os conteúdos. Não requer conhecimento avançado.

Ao publicar vídeos em realidade aumentada na primeira página, o DC atesta a crença na tecnologia a serviço da arte de contar histórias. Todos os recursos capazes de facilitar a comunicação podem e devem ser usados na página nobre do jornal, que não é mais só papel – e sim, multiplataforma.

Continua depois da publicidade

A experiência desta semana nos serviu para testar a ferramenta e aprovar sua praticidade. Concluímos que o recurso é uma oportunidade ímpar, não apenas em conteúdos editoriais, mas também para potencializar o alcance de nossos parceiros comerciais.

Não ter medo da inovação é um mantra do DC desde a sua fundação, em 1986, como o primeiro jornal informatizado do país. E o fazemos em respeito a você, que nos acompanha nessa bonita trajetória, e ao seu direito de ler um jornal em permanente evolução.