O calorão que “castiga” Santa Catarina nos últimos dias deve continuar até a última semana de fevereiro, confirmou a Defesa Civil ao NSC Total. Isso porque não há previsão de chegada de massas de ar mais frio ao Estado pelos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
As massas de ar frio que estão chegando ao Rio Grande do Sul são desviadas para o mar — ou seja, não chegam a Santa Catarina. Isso significa, segundo a Defesa Civil, que o Estado não terá um “ar mais frio” pelo resto de fevereiro.
Calor registrado em SC é recorde? Saiba qual foi a maior temperatura da história no Estado
O órgão estadual alerta que, mesmo com as temperaturas altas, o que acontece a partir de agora não se classifica como onda de calor: “Esse conceito é muito específico (que considera um período de pelo menos 5 dias com temperaturas acima da média)“. Por isso, o termo utilizado é calor intenso.
Continua depois da publicidade
É possível que haja, pelo resto do mês, algumas ondas de calor que serão intercaladas por alguns dias em que as temperaturas não sobem tanto, seja pela cobertura de nuvens ou pela pequena e rápida influência do vento sul — como é o caso do litoral catarinense nesta sexta-feira (14).
Veja quais foram as regiões de SC mais quentes nesta semana
Saiba a previsão para os próximos dias
De sexta a segunda-feira (17), as temperaturas seguem altas nas regiões catarinenses, trazendo risco moderado para ocorrências associadas ao desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

Continua depois da publicidade
Nos próximos dias, as manhãs já começam abafadas e as temperaturas sobem rapidamente ao longo das horas, de acordo com a Defesa. No Litoral, Planaltos, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, as máximas ficam entre 30°C e 34°C. O calor mais intenso é esperado em áreas do Oeste, com máximas variando entre 35°C e 37°C.
As altas temperaturas e a umidade presente na atmosfera favorecem as condições para temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa entre as tardes e as noites em todas as regiões.
Veja as recomendações da Defesa Civil para o calorão:
- Evite exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado.
- Redobre cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Com onda de calor, mais de 160 pessoas foram salvas de afogamentos em SC
Calor faz consumo de energia crescer quase 14% em SC em 2025
Onda de calor com temperaturas de 40°C ficará mais tempo em SC; veja regiões de alto risco