Como todos sabem o Senna Tower dm Balneário Camboriú, será um dos prédios mais altos do Brasil e caminha para conquistar um lugar inédito no mapa dos maiores arranha-céus do mundo. Ele será o 11º prédio mais alto do mundo, com mais de 544 metros de altura.

Continua depois da publicidade

A torre ficará atrás de gigantes como o Burj Khalifa, em Dubai (828 m), o Merdeka 118, na Malásia (678 m), e a futura Jeddah Tower, na Arábia Saudita, que deve ultrapassar a marca de 1.000 metros. Ainda assim, o Senna Tower será o edifício mais alto do Hemisfério Sul, da América Latina e também o residencial mais alto do mundo, superando inclusive o Central Park Tower, em Nova York (472 m).

Os luxuosos “mimos” de Gisele Bündchen e Cristiano Ronaldo que estarão em Itajaí

O projeto é uma homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna e foi idealizado por sua sobrinha, Lalalli Senna. A construção é assinada pela FG Empreendimentos, responsável por outros edifícios altos da cidade, e promete revolucionar a arquitetura da América Latina.

Com 154 a 157 andares, a Senna Tower será composta por 228 unidades residenciais de alto luxo, incluindo apartamentos, coberturas duplex e duas megacoberturas triplex com cerca de 900 m².

Continua depois da publicidade

Como é o Senna Tower, prédio mais alto de Balneário Camboriú

No térreo, o prédio oferecerá áreas abertas ao público, como lojas, restaurantes e espaços de lazer, com acesso direto à Avenida Atlântica, uma das regiões mais valorizadas de Balneário Camboriú.

Além da altura impressionante, o edifício promete trazer inovações tecnológicas inéditas no Brasil. A torre será a primeira da América Latina a contar com um TMD (Tuned Mass Damper), um sistema de contrapeso usado para estabilizar edifícios muito altos contra o vento e tremores e a primeira no Brasil com certificação LEED Platinum, voltada para construções sustentáveis.

Entre os destaques do projeto estão ainda:

  • Observatório panorâmico com vista para o mar e a cidade;
  • Piscinas aquecidas, spa e centro de bem-estar;
  • Quadras esportivas, academia, wine bar e lounge privativo;
  • Design inspirado na aerodinâmica dos carros de Fórmula 1.

Se confirmadas todas as especificações técnicas, o Senna Tower superará em altura o Central Park Tower, de Nova York (472 m), se tornando o prédio residencial mais alto do mundo. Também será o edifício mais alto do Hemisfério Sul, reforçando a vocação de Balneário Camboriú como a cidade dos arranha-céus da América Latina.

Continua depois da publicidade

A previsão é que a obra seja concluída entre 2033 e 2035, com investimentos estimados entre R$ 3 bilhões e R$ 8,5 bilhões. O lançamento oficial do projeto movimentou o setor imobiliário e turístico da cidade, além de colocar o Brasil na mira da engenharia mundial.

Com o Senna Tower, Balneário Camboriú deixa de ser apenas uma referência no turismo nacional para se tornar também uma potência global da arquitetura vertical.

Veja a lista dos prédios mais altos do mundo

  1. Jeddah Tower — 1008 m — Em construção
  2. Burj Khalifa — 828 m — Concluído
  3. Burj Azizi — 725 m — Em construção
  4. Merdeka 118 — 679 m — Concluído
  5. Shanghai Tower — 632 m — Concluído
  6. Makkah Clock Tower — 601 m — Concluído
  7. Ping An Finance Centre- 599 m — Concluído
  8. Goldin Finance 117 — 597 m — Em construção
  9. Burj Binghatti Jacob & Co — 595 m — Em construção
  10. Lotte World Tower — 555 m — Concluído
  11. Senna Tower — 544 m — Em construção

Leia também

5 ruas de SC estão entre as 20 mais caras do Brasil para comprar um imóvel; veja lista