Cidades do Oeste catarinense estão em alerta laranja, de “perigo”, para tempestades até o fim desta quinta-feira (23), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mudança no tempo ocorre em meio a uma sequência de duas frentes frias associadas a ciclones extratropicais até o fim desta semana, conforme a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

A previsão do Inmet para esta quinta-feira indica chuva de até 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, segundo o órgão federal.

Outras cidades do Oeste, Sul e Serra estão em alerta amarelo, de “perigo potencial”. Nessas regiões, a chuva deve ser de até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.

Veja os alertas para SC

Sequencia de frentes frias associada a dois ciclones

Conforme a Defesa Civil, a frente fria associada ao ciclone deixa o tempo instável na Serra e no Litoral Sul nesta quinta-feira. Nessas áreas, a chuva se mantém com intensidade fraca a moderada até a manhã da sexta-feira (24). Apesar de a frente fria estar associada a um ciclone extratropical, o sistema se forma distante da costa e não influencia diretamente o Estado.

Entre o sábado (25) e o domingo (26), uma nova frente fria se forma, favorecendo o retorno da chuva e de temporais isolados em todas as regiões de Santa Catarina. Esse sistema também estará associado a um ciclone extratropical, que tende a favorecer rajadas de vento sul de intensidade moderada a forte no litoral catarinense. 

Continua depois da publicidade

Quais são as recomendações da Defesa Civil em casos de chuva

Veja as cidades de SC em alerta laranja do Inmet

  • Águas de Chapecó
  • Águas Frias
  • Alto Bela Vista
  • Anchieta
  • Arabutã
  • Arvoredo
  • Bandeirante
  • Barra Bonita
  • Belmonte
  • Bom Jesus do Oeste
  • Caibi
  • Campo Erê
  • Caxambu do Sul
  • Chapecó
  • Concórdia
  • Cordilheira Alta
  • Coronel Freitas
  • Cunha Porã
  • Cunhataí
  • Descanso
  • Entre Rios
  • Flor do Sertão
  • Formosa do Sul
  • Guaraciaba
  • Guatambú
  • Iporã do Oeste
  • Iraceminha
  • Irati
  • Itá
  • Itapiranga
  • Jardinópolis
  • Lajeado Grande
  • Maravilha
  • Marema
  • Modelo
  • Mondaí
  • Nova Erechim
  • Nova Itaberaba
  • Paial
  • Palmitos
  • Paraíso
  • Pinhalzinho
  • Planalto Alegre
  • Quilombo
  • Riqueza
  • Romelândia
  • Saltinho
  • Santa Helena
  • Santa Terezinha do Progresso
  • São Carlos
  • São João do Oeste
  • São José do Cedro
  • São Miguel da Boa Vista
  • São Miguel do Oeste
  • Saudades
  • Seara
  • Serra Alta
  • Sul Brasil
  • Tigrinhos
  • Tunápolis
  • União do Oeste
  • Xanxerê
  • Xavantina
  • Xaxim