Nove times começam neste sábado (27) uma corrida por duas vagas à elite do futebol catarinense. Com o jogo entre Caravaggio e Guarani de Palhoça, em Nova Veneza, dá-se início à Série B do Catarinense 2023, competição de tiro curto — com apenas nove partidas na primeira fase — e que premia os finalistas com o acesso à Primeira Divisão. Todos os confrontos da competição (veja abaixo os da 1ª rodada) terão transmissão pelo YouTube da FCFTV.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

A 1ª rodada da Série B do Catarinense 2023

Sábado, 27/5, 15h | Caravaggio x Guarani de Palhoça

Domingo, 28/5, 11h | Nação x Carlos Renaux

Domingo, 28/5, 15h | Inter de Lages x Juventus

Continua depois da publicidade

Domingo, 28/5, 15h | Santa Catarina x Caçador

Folga: Metropolitano

Recém-rebaixado, o Juventus de Jaraguá do Sul tenta fazer um bate-volta à Série A depois da campanha ruim em 2022. Outro rebaixado no ano passado, o Próspera de Criciúma acabou punido por sequências de WOs em jogos das categorias de base e acabou rebaixado direto para a Terceira Divisão do Catarinense — por isso a competição neste ano terá nove clubes e não 10.

A Série B de 2023 ainda reúne outros clubes já campeões da divisão de acesso: o Metropolitano, que ergueu o troféu em 2018 contra o Marcílio Dias, montou um elenco experiente com jogadores como Luis Ricardo (ex-Botafogo e São Paulo) e Neguete (ex-Brusque), conhecido como o Rei do Acesso. O Verdão de Blumenau — que neste ano jogará novamente em Ibirama enquanto o Sesi não é comprado pela prefeitura — também confirmou a contratação de João Maranhão, jovem promessa do Botafogo e autor de um golaço na Copinha deste ano.

A Segunda Divisão do Catarinense deste ano conta, também, com dois times que já foram campeões da elite estadual no passado: o Inter de Lages (1964) e o Carlos Renaux (1950 e 1953). Enquanto o clube da Serra soma, ainda, três títulos de Serie B (1990, 2000 e 2014) e um da Série C (2013), o Vovô carrega consigo um passado de glórias no futebol regional, com títulos tanto do Campeonato Brusquense como das competições organizadas pela Liga Blumenauense de Futebol.

Além deles, o Guarani de Palhoça (2003 e 2012) também está no rol das equipes na edição deste ano que já venceram a Segunda Divisão. Já o Juventus (2004), o Caçador (2012 e 2019) e o Santa Catarina Clube (2022), conquistaram títulos da Terceira Divisão do Catarinense. Nação Esportes e Caravaggio, ambos recém-profissionalizados, são os únicos sem título que buscam o acesso.

Continua depois da publicidade

Confira a tabela completa da Série B do Catarinense 2023

O regulamento da Série B 2023

Nove clubes disputam a Série B. Tentarão o acesso Metropolitano (Blumenau), Nação (Joinville), Carlos Renaux (Brusque), Internacional (Lages), Juventus (Jaraguá do Sul), Santa Catarina (Rio do Sul), Caçador, Caravaggio (Nova Veneza) e Guarani (Palhoça). 

Todos jogam contra todos em turno único, com os oito primeiros se classificando para as quartas de final. O último colocado e único que não se classificar para o mata-mata é, também, o único rebaixado à Série C do Catarinense em 2024.

Dois sobem à elite do futebol catarinense. Os quatro semifinalistas garantem vaga na Copa SC de 2024.

Destaques do NSC Total