Uma caninana enorme, considerada a espécie de cobra mais veloz do Brasil, foi flagrada por um morador de Blumenau rastejando tranquilamente por um terreno do bairro Testo Salto. Apesar de o tamanho assustar – podendo chegar a 2,5 metros de comprimento, uma das maiores da Mata Atlântica – a serpente esconde um segredo: ela não é peçonhenta e, portanto, inofensiva aos seres humanos, além de ser importantíssima também para o controle populacional de outros animais, como pequenos roedores e pássaros. 

Continua depois da publicidade

O flagrante feito por Henrique Liz foi compartilhado pela página Fauna Blumenau, que compila uma série de vídeos de animais que habitam o território da cidade – como saguis, cachorros-do-mato, jaguatiricas, cotias, entre tantos outros. No texto da publicação, os autores ainda destacam: “Ao encontrar uma, não tente capturar nem matar. Apenas observe à distância e permita que siga seu caminho”.

Em junho deste ano, uma outra grande caninana foi flagrada “escalando” um rancho também no Testo Salto e viralizou. Como o imóvel fica próximo à mata e a serpente em si é comumente encontrada próximo a árvores, o achado não foi incomum. Mas o correto é fazer tal qual os proprietários à época: apenas apreciá-las e esperar que tomem o caminho rumo ao habitat natural.

Saiba mais sobre a caninana

  • Espécie: a caninana (Spilotes pullatus) é uma serpente da família Colubridae. 
  • Onde está: no Brasil é encontrada em todos os biomas, com exceção dos Pampas. Ela também habita nas Américas Central e do Norte.
  • Características físicas: a serpente tem cores pretas e amarelas e pode atingir mais de 2,5 metros de comprimento.
  • Alimentação: principalmente pequenos mamíferos, mas também se alimenta de aves, anfíbios e, eventualmente, répteis.

Fonte: Instituto Butantan

Continua depois da publicidade

Relembre a caninana do rancho