nsc

publicidade

Negociação

Servidores de Blumenau recusam proposta da prefeitura e aderem a estado de greve

Trabalhadores do Sintraseb afirmam que podem paralisar as atividades caso não houver acordo até a próxima assembleia

23/05/2019 - 21h57 - Atualizada em: 23/05/2019 - 22h01

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
Assembleia Sintraseb
Servidores estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira em frente à Prefeitura de Blumenau
(Foto: )

Os servidores municipais de Blumenau aderiram ao estado de greve após assembleia feita na tarde desta quinta-feira (23). Eles estiveram reunidos em frente à prefeitura e recusaram a proposta do Executivo, que prevê pagar apenas na folha de pagamento de janeiro de 2020 a reposição salarial da inflação acumulada nos últimos 12 meses, de 5,07%. Neste caso, o valor seria recebido pelos trabalhadores apenas em fevereiro.

A deliberação prevê a retomada da mesa de negociação com a prefeitura para que seja definido um acordo antes do dia 30 de maio, data da próxima assembleia. Os servidores pleiteiam que o pagamento da reposição salarial seja feito a partir na folha de pagamento deste mês, data-base da categoria.

Conforme Sérgio Maurici Bernardo, coordenador do Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb), os servidores podem paralisar as atividades caso não houver acordo até a próxima assembleia. Ele ressalta, contudo, que os trabalhadores seguiriam todas as prerrogativas legais da lei da greve, como manter a distribuição de água e medicamentos, o atendimento hospitalar e não impedir a coleta de lixo.

O sindicato calcula que a categoria pode perder até 50% do salário acumulado caso a reposição da inflação seja postergada para 2020, como propôs a prefeitura. Além disso, Bernardo alega que o atraso no pagamento também atrapalha a campanha salarial do ano seguinte.

Como a assembleia foi encerrada no fim da tarde, o ofício que formaliza a deliberação será enviado à prefeitura na manhã de sexta-feira (24).

Contraponto

Apesar de ainda não ter recebido oficialmente a decisão do Sintraseb, a Prefeitura de Blumenau se manifestou na noite desta quinta-feira por meio de nota. Confira o texto na íntegra:

Em relação à pauta salarial dos servidores públicos, a Prefeitura de Blumenau informa que aguarda a manifestação oficial do Sindicato dos Trabalhadores acerca dos rumos da assembléia que aconteceu nesta quinta-feira, 23.

A Administração Municipal reforça ainda sua postura de comprometimento e responsabilidade com o servidor público, garantindo as condições de negociação discutidas e apresentadas ao Sindicato, priorizando o pagamento de salários em dia, bem como a prestação de serviços nas diversas áreas, sem prejuízos para a população de Blumenau.

Deixe seu comentário:

publicidade