O início da semana será marcado por tempo severo em sete estados do país e no Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas que atinge as regiões entre 10h desta segunda-feira (3) e 10h de terça-feira (4).
Continua depois da publicidade
O aviso prevê acumulados de até 100 milímetros de chuva por dia e ventos que podem chegar a 100 km/h, com risco de alagamentos, descargas elétricas e quedas de árvores.
Veja as recomendações do Inmet
Em situações de emergência, os moradores devem procurar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Áreas sob alerta
O alerta cobre uma ampla faixa do país, incluindo áreas do Centro Goiano, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Litoral Norte Capixaba, Noroeste Fluminense, Jequitinhonha e partes do Distrito Federal. Ao todo, 847 municípios estão em alerta.
Entre as áreas em atenção estão Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), que devem enfrentar chuva forte e ventos persistentes. No Rio de Janeiro, o alerta vale para Arraial do Cabo, Quissamã e Teresópolis, locais que também podem registrar deslizamentos em áreas de encosta. No Espírito Santo, o Inmet inclui Anchieta, Brejetuba, Itaguaçu, Presidente Kennedy e Vitória entre os municípios com maior probabilidade de temporais.
Continua depois da publicidade
Na Bahia, o aviso atinge Correntina, no Extremo Oeste, enquanto no Centro-Oeste o alerta se estende a Goiânia, Anápolis e Caldas Novas, em Goiás, e Araguaiana e Nova Nazaré, em Mato Grosso. No Norte, Araguaçu e Talismã, no Tocantins, também estão sob risco de chuva intensa e rajadas de vento.




