Em poucas semanas, uma operação da NASA vai marcar a história da exploração espacial. A missão Artemis 2 vai levar a humanidade de volta à Lua após mais de 50 anos. E, para celebrar, a agência espacial americana lançou um campanha virtual onde os internautas podem enviar seu nome para fazer parte dessa missão.

Continua depois da publicidade

A campanha é gratuita e todo mundo pode participar. Basta acessar o site da campanha desenvolvido pela NASA e realizar a inscrição. Ao finalizar, o usuário recebe um bilhete de embarque simbólico, com os dados da missão, e também pode gerar um passaporte fictício.

As inscrições podem ser feitas até às 23h59 dessa quarta-feira (21). Os nomes dos usuários cadastrados serão salvos em um Pen drive que vai acompanhar a tripulação no sobrevoo de 10 dias na órbita da Lua. De acordo com a NASA, mais de 1,5 milhão de pessoas já enviaram o nome para participar da missão Artemis 2.

Como fazer a inscrição

Para participar, não é necessário fornecer nenhum dado pessoal além do nome e sobrenome e a criação de um código PIN, que deve ser número e contar entre 4 e 7 dígitos – esse código serve para identificar os usuários.

A campanha é gratuita. O site original está em inglês, com opção de tradução para o espanhol – não há versão em português.

Continua depois da publicidade

Passo a passo

  • Acesse o site da campanha para cadastro clicando aqui
  • Clique em “Sign Up” e, em seguida, preencha os campos com o nome e sobrenome
  • Crie o código PIN pessoal (deve ser numérico e conter entre 4 e 7 dígitos)
  • Clique em “Submit” (Enviar na versão em espanhol)
  • O site vai gerar o cartão de embarque simbólico para download

Humanidade de volta à Lua

A missão Artemis 2, liderada pela NASA, vai levar a humanidade de volta à Lua após mais de 50 anos – a última vez que um astronauta esteve no nosso satélite natural foi em dezembro de 1972, com a Apollo 17.

Dessa vez, não haverá pouso na superfície lunar. A nave Orion vai fazer um sobrevoo de 10 dias, na órbita da Lua, que servirá para testar sistemas de comunicação e outros recursos fundamentais para a vida no espaço, além da coleta de informações e dados sobre o nosso satélite natural. A missão será fundamental para a realização da Artemis 3, prevista para 2027 quando, enfim, os astronautas pisarão na Lua mais uma vez.

Continua depois da publicidade

A missão Artemis 2 é histórica também por outros fatos inéditos: pela primeira vez, uma mulher vai fazer parte de uma operação lunar e teremos o primeiro astronauta negro a voar além da órbita da Terra – Christina Koch, especialista, e Victor Glover, piloto, respectivamente.

A NASA já está em fase final de preparativos para a missão Artemis 2. No último sábado (17), foi realizado o transporte do foguete SLS, que já está com a cápsula Orion acoplada, do edifício de montagem até o Centro Espacial Kennedy, na Florida, nos Estados Unidos, de onde o foguete vai partir. O lançamento está previsto para ocorrer entre os dias 6 e 11 de fevereiro. Caso não seja possível nesse período, uma nova tentativa será realizada no início de março.