Estamos muito perto de acompanhar um momento histórico na exploração espacial. Os preparativos da NASA para a missão Artemis 2, que vai levar a humanidade de volta à Lua depois de mais de 50 anos, estão na reta final, e o foguete Space Lauch System (SLS), com a sonda Orion acoplada, já está na base de lançamento.
Continua depois da publicidade
Uma etapa crucial dos preparativos foi realizada no último sábado (17), quando a NASA transportou o foguete que tem quase 100 metros de cumprimento e pesa mais de 2.600 toneladas do edifício de montagem até o Centro Espacial Kennedy, localizado na Flórida, nos Estados Unidos.
Apesar da distância relativamente curta (cerca de 6,5 km entre as duas estruturas), o deslocamento exigiu uma força-tarefa e logística consideráveis por parte da Agência Espacial Americana, justamente pelas dimensões dos equipamento. A operação levou mais de 17 horas para ser concluída.
Fase de ajustes técnicos
Já posicionado para o lançamento, o foguete agora passa por uma das etapas mais decisivas antes da missão: a de ajustes técnicos, adaptações e correções. Algumas simulações e até mesmo testes de voo serão realizados pela NASA antes de enviar o SLS para o espaço. Os cuidados são extremamente necessários, já que a missão será tripulada.
O “ensaio geral” da missão Artemis 2 deve acontecer no final de janeiro, quando a NASA vai submeter o foguete e a cápsula a todas as situações de um lançamento. Esses testes não terão os astronautas a bordo da nave.
Continua depois da publicidade
A ocasião também vai servir para treinar a equipe que será responsável pela segurança da tripulação, com simulações e testes de respostas a possíveis anomalias nos equipamentos e no voo, entre outras situações.
Data de lançamento
Se todos os ajustes forem feitos dentro do cronograma estabelecido e se tudo ocorrer bem nos ensaios gerais, o foguete SLS inicia a viagem para o espaço a partir do dia 6 de fevereiro, quando a NASA vai abrir a chamada “janela de lançamento” – um período pré-determinado para a decolagem da nave. O lançamento deve acontecer até o dia 11 de fevereiro.
Caso o foguete não seja lançado nesse período, a NASA deve realizar uma nova tentativa no início de março.
Sobre a missão que vai levar a humanidade de volta à Lua
A missão Artemis 2 é considerada uma das mais importantes da história da NASA e a mais relevante até o momento no século 21, já que vai levar a humanidade de volta à Lua depois de mais de 50 anos – a última vez em que estivemos no nosso satélite natural foi em dezembro de 1972, com a missão Apollo 17.
Continua depois da publicidade
A Artemis 2 será histórica também por dois fatos inéditos: pela primeira vez, uma mulher fará parte da tripulação que vai até a Lua, e terá também o primeiro astronauta negro a voar além da órbita da Terra – Christina Koch, especialista da missão, e o piloto Victor Glover, respectivamente.
A operação é um grande teste para futuras missões lunares e, caso tudo ocorra bem, será determinante para novos lançamentos. A cápsula Orion vai sobrevoar a Lua por cerca de dez dias, e não haverá pouso na superfície do satélite natural da Terra. O objetivo é testar sistemas de comunicação e outros fatores de suporte à vida, bem como a capacidade e as respostas da nave no ambiente espacial.
Durante o voo, os astronautas vão observar e coletar dados vitais para as missões subsequentes, como a Artemis III, que pousará na superfície lunar e está prevista para acontecer em 2027.






