A Shopee, uma plataforma de comércio eletrônico, foi multada em R$ 200 mil pelo Procon do Rio de Janeiro por indícios de comercialização de produtos falsificados, práticas de publicidade enganosa e falha graves em informações prestadas ao consumidor. A informação foi publicada nesta terça-feira (25).
Continua depois da publicidade
Segundo a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), a investigação foi motivada por denúncia que apresentou ao órgão uma série de evidências de que o marketplace estaria permitindo a oferta e venda de itens falsificados, incluindo roupas, calçados, cosméticos e eletrônico.
As fiscalizações apontaram fortes indícios de que os anúncios exibidos pela plataforma induzem o consumidor ao erro, seja pela utilização de marcas mundialmente conhecidas em itens de baixíssimo custo, ou pelo uso de fotos de produtos originais em anúncios de mercadorias sem procedência, qualidade ou segurança.
O processo também traz relatos de consumidores que sofreram danos à saúde e prejuízos financeiros após adquirirem produtos falsificados na plataforma. A decisão considerou a gravidade das infrações, a vantagem econômica obtida e o volume de reclamações envolvendo fornecedores parceiros da plataforma
— Muita gente não sabe que está comprando um produto falsificado. A pessoa é atraída pelo preço ou pela aparência semelhante ao original. O problema é que o consumidor perde dinheiro e corre riscos, porque esses produtos não passam por nenhum teste de qualidade que garanta segurança ou durabilidade — destacou o secretário de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro, Gutemberg Fonseca.
Continua depois da publicidade
A Shopee foi notificada da decisão e poderá apresentar defesa dentro do prazo legal. Procurada, a empresa não se manifestou até a publicação desta reportagem.

