Há 15 anos, nascia o Shopping ViaCatarina com uma missão ousada: tornar-se o maior centro de lazer, compras e entretenimento de Palhoça, na região da Grande Florianópolis. Idealizado por Horácio de Figueiredo, do Grupo Sibara, em parceria com o Grupo JGM, o empreendimento inaugurado em 2010 não apenas cumpriu esse objetivo, como também redefiniu o padrão de desenvolvimento urbano e comercial da região.

Continua depois da publicidade

Com mais de 1.200 empregos diretos e indiretos gerados, o empreendimento abriga grandes lojas-âncoras, um supermercado da rede Giassi e um hotel, oferecendo uma experiência completa aos consumidores. Além disso, seu impacto vai muito além da estrutura física: o shopping impulsionou o setor da construção civil no município, que cresceu 43% após sua instalação. Entre 2010 e 2014, esse avanço chegou a 57%, marcando um período de evolução urbana acelerada.

— O ViaCatarina nasceu com o propósito de transformar o cenário comercial e social de Palhoça, e hoje temos orgulho de ver esse legado vivo e em constante evolução — destaca Jânio Bezerra, superintendente do Shopping ViaCatarina.

A chegada do empreendimento também marcou o retorno das salas de cinema à cidade e elevou o status de Palhoça como destino comercial e cultural. O comércio local foi revitalizado com a presença de marcas nacionais, atraindo novos investimentos e contribuindo para o crescimento populacional qualificado.

Atualmente, com mais de 42 mil empresas instaladas e um PIB anual superior a R$ 8,2 bilhões, Palhoça colhe os frutos de um ciclo virtuoso de desenvolvimento, processo do qual o Shopping ViaCatarina é protagonista desde sua fundação. Segundo o superintendente Jânio Bezerra, o objetivo do empreendimento é seguir contribuindo ativamente para a continuidade do crescimento econômico e social da região, mantendo vivo o legado construído ao longo dos últimos 15 anos.

Continua depois da publicidade

O superintendente adianta que está em fase final de elaboração um projeto de expansão que prevê uma nova área conectada ao atual complexo, com espaço para novas lojas âncoras, cerca de 50 lojas satélites e quatro pisos de garagem cobertos. As novas instalações estarão conectadas ao Hospital Leonardo Da Vinci, em fase de construção e a um novo Centro Médico.

— Com visão estratégica e compromisso com a comunidade, o ViaCatarina, primeiro shopping center construído em Palhoça, reafirma sua missão de ser mais que um centro comercial, um agente de transformação urbana e social — conclui o superintendente.