Mais do que vender um apartamento, o showroom sensorial oferece uma verdadeira jornada imersiva. Combinando design, tecnologia, hospitalidade e emoção, os plantões de vendas de imóveis de luxo estão sendo projetados para envolver o cliente desde o primeiro contato. A proposta é criar um universo onde o futuro morador se sinta parte do empreendimento, despertando o desejo de pertencimento e tornando a decisão de compra uma experiência emocional e memorável.

Continua depois da publicidade

“A métrica que mais vende imóvel se chama emoção”, afirma Marcus Araújo. “Antes de fechar um negócio, o cliente precisa abrir o coração. É ali, no instante em que ele se imagina vivendo aquele espaço, que a decisão acontece”, destaca o especialista em comportamento do consumidor e inteligência imobiliária.

De São Paulo ao Sul do Brasil: uma tendência nacional

E essa tendência já se consolidou em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia, com incorporadoras como a Cyrela, a Even e a Patriani investindo em showrooms sensoriais com arte, música ambiente, aromas personalizados e realidade virtual. 

Continua depois da publicidade

No Sul do país, especialmente em Santa Catarina, o conceito se fortalece com destaque para Balneário Camboriú, Porto Belo, São José e Florianópolis, onde os espaços de venda vão muito além do tradicional stand. São verdadeiros laboratórios de experiências sensoriais.

Santa Catarina lidera tendência de showrooms sensoriais 

Em Balneário Camboriú, a cidade com a maior valorização imobiliária do país, a FG Empreendimentos criou o Espaço Senna Tower, showroom temático do futuro residencial mais alto do mundo. O espaço oferece uma maquete de 14 metros e celebra a trajetória do eterno Ayrton Senna, unindo arquitetura, legado e inspiração.

Ainda no litoral norte de Santa Catarina, em Porto Belo, destaque para o espaço Lagom, da GT Home & ABC, que oferece uma sala de realidade virtual interativa, permitindo um passeio pelas futuras unidades, e uma área de lazer aberta ao público. Já o Viva Park, primeiro bairro parque do Brasil, investe em realidade aumentada e experiências interativas que conectam os visitantes ao estilo de vida sustentável e tecnológico. 

Experiência imersiva em alto padrão na região metropolitana

Na Grande Florianópolis, São José se consolida como referência em imóveis de alto padrão com a chegada do WOA SKY, novo empreendimento da WOA Empreendimentos. Localizado na esquina das avenidas Presidente Kennedy e Elizeu Di Bernardi, o plantão de vendas foi projetado para funcionar como uma extensão física e sensorial do próprio projeto.

Continua depois da publicidade

WOA SKY, novo empreendimento da WOA Empreendimentos (Foto: Divulgação)

O espaço ocupa as futuras lojas do mall que integrará o embasamento do edifício — que segue o conceito de uso misto — e foi cuidadosamente planejado para oferecer uma jornada fluida e sofisticada. Um projeto assinado pelo escritório Sarau Arquitetura, também responsável pelas áreas comuns do WOA SKY Corporate e do WOA SKY Mall, dois dos pilares que compõem o WOA SKY São José.  

O showroom antecipa a atmosfera do empreendimento, com materiais, texturas e elementos visuais que refletem o conceito contemporâneo do projeto. Além de valorizar a experiência com um percurso que começa com a maquete central e conduz o cliente à sala imersiva com recursos audiovisuais, ao lounge de acabamentos e à sala de reuniões. A combinação de pé-direito duplo, concreto aparente, vegetação e iluminação acolhedora reforça a proposta de pertencimento.

“O padrão do plantão reflete diretamente o padrão do empreendimento, dando percepção de valor e intensificando o desejo de compra. Quando bem comunicado, o valor percebido sustenta o investimento”, afirma Luisa Schwartz, gerente de marketing da WOA.

Já em Florianópolis, no Novo Estreito, a WKoerich criou um plantão de vendas para o Costa Azul Residencial que integra sustentabilidade, bem-estar e conexão com a natureza. Ao lado do Parque Costa Azul, o espaço reflete o conceito do empreendimento, com áreas verdes, coworking ao ar livre, academia e ambientes de relaxamento.

Continua depois da publicidade

A venda virou vivência — e o luxo, experiência

Os destaques de Santa Catarina comprovam que plantões de vendas e showrooms imersivos se tornaram ferramentas estratégicas para despertar emoção, pertencimento e desejo.

Mais do que vender apartamentos, as incorporadoras vendem um estilo de vida, com ambientes que traduzem o conceito do projeto em cada detalhe — da música ambiente à iluminação, do toque dos materiais à narrativa arquitetônica.

“O consumidor de alto padrão busca exclusividade e significado. A venda de imóveis de luxo deixou de ser um processo técnico para se tornar uma vivência. Cada detalhe comunica a essência do projeto. Nos novos plantões de vendas, não se vende apenas um apartamento: entrega-se um universo, um estilo de vida, uma promessa. E nesse novo cenário, as emoções ocupam lugar de destaque no fechamento de grandes negócios”, destaca Patrícia Fernandes, especialista em destino e mercado de luxo e alto padrão.

Acesse o site e fique por dentro das novidades!