Há quatro décadas, o Sicoob Central SC/RS vem mostrando que o cooperativismo financeiro é um motor de desenvolvimento regional. Fundado em 8 de novembro de 1985, com o nome de Cooperativa Central de Crédito Rural de Santa Catarina (Cocrecer/SC), a instituição nasceu da união de agricultores, líderes cooperativistas e agentes comunitários que acreditavam no poder da união e da autogestão financeira como alternativa para incluir os produtores rurais no sistema financeiro.
Continua depois da publicidade
— Foi um tempo de coragem e idealismo, em que acreditávamos que o cooperativismo poderia ser uma ferramenta concreta de emancipação econômica e social — afirma Rui Schneider da Silva, atual presidente do Sicoob Central SC/RS, que foi um dos fundadores e responsável por redigir a ata de fundação da então Cocecrer/SC.
Atualmente, o Sicoob SC/RS marca presença em 475 municípios distribuídos pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Com um total de 700 agências espalhadas pela região Sul, a instituição reúne 1,6 milhão de associados e administra R$ 65,3 bilhões em ativos. O sistema Sicoob SC/RS possui 9,7 mil trabalhadores.
A estrutura tem o propósito de oferecer soluções financeiras completas, com foco em inclusão, participação e crescimento sustentável. Seja para produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, o portfólio oferece produtos como conta corrente, crédito, investimentos, cartões, previdência, consórcios, seguros, cobrança e adquirência – entre outros. Mas o diferencial vai além dos produtos: aqui, o cooperado é dono, participa das decisões e compartilha os resultados.
De um ideal à realização
Em 1984, o Brasil estava em processo de redemocratização, cercado por instabilidades econômicas, inflação galopante e exclusão financeira. Mesmo assim, um grupo de visionários que haviam criado sete cooperativas decidiram fundar, em 1985, uma central de crédito baseada nos princípios cooperativistas.
Continua depois da publicidade
Na época, o país ainda não reconhecia legalmente as cooperativas como instituições financeiras plenas. Foi somente com a Constituição de 1988, mais de três anos após a fundação da Central, que esse reconhecimento começou a se concretizar.
Em 1997, a Cocecrer/SC passou a integrar o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), adotando a identidade de Sicoob Central SC. Com isso, as cooperativas singulares filiadas passaram a ter acesso a tecnologias financeiras, padronização de processos e uma ampla rede de serviços, sem abrir mão da sua autonomia. A partir de 2009, a expansão para o Rio Grande do Sul consolidou o propósito de levar a filosofia cooperativista do Sicoob a novas comunidades, passando então a se chamar Sicoob Central SC/RS.
— Com a entrada no Sistema Sicoob, passamos a operar com mais estrutura, mas sem perder
de vista nossas raízes no cooperativismo — explica o presidente.
Ele lembra ainda que neste período o cooperativismo financeiro brasileiro buscava espaço num mercado dominado por grandes bancos.
Continua depois da publicidade
Legado
Fiel ao sétimo princípio do cooperativismo, que orienta as cooperativas a trabalharem pelo desenvolvimento sustentável das comunidades onde atuam, o Sicoob acredita que a educação financeira é um legado que transcende gerações. Por isso, desenvolve ações e projetos voltados especialmente para crianças, adolescentes e jovens, como o Concurso Cultural, que já alcançou mais de 700 mil pessoas, a Cooperativa Mirim, o Programa Financinhas, em mais de mil escolas em 2024, e o Se Liga Finanças.
O Sicoob Central SC/RS continua crescendo de forma sustentável, expandindo a rede de atendimento e fortalecendo o vínculo com o cooperado. Alinhado à estratégia nacional do Sistema Sicoob, que projeta chegar a 12 milhões de cooperados até final de 2026, a Central mantém o compromisso de ampliar sua presença e seu impacto social.
— O Sicoob é hoje a instituição financeira com o maior número de agências físicas no Brasil, ao mesmo tempo em que tem se destacado por suas inovações tecnológicas, recebendo vários prêmios — assinala o presidente.
O aplicativo do Sicoob é considerado como um dos melhores e mais bem avaliados do mercado e a instituição foi destacada pela revista Forbes, em 2024, como a terceira melhor instituição financeira do Brasil. Em novembro de 2025, o Sicoob também foi reconhecido como a marca cooperativa mais valiosa do Brasil, destacando-se na 13ª posição entre todas as 50 empresas presentes no prêmio “As Marcas Mais Valiosas do Brasil”, realizado pelo InfoMoney em parceria com a TM20 Branding.
Continua depois da publicidade
— Assim, o Sicoob Central SC/RS entra em sua quarta década com confiança e seguindo seu propósito. Afinal, no cooperativismo, cada conquista é coletiva e cada resultado pertence a todos — completa Rui Schneider da Silva.

