O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) investiga a presença de símbolos nazistas em fotos expostas na Secretaria Municipal de Educação de Dona Emma, no Alto Vale do Itajaí. Conforme o órgão de Justiça, as imagens antigas de crianças em frente à uma escola local com uma bandeira nazista estariam no hall de entrada do prédio onde fica a pasta.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A investigação vai apurar se há ou não crime de apologia ao nazismo. O Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância (NECRIM) do órgão também acompanha o caso. O MPSC solicitou que a prefeitura esclareça o contexto do uso, exposição e publicação das fotos.

Em nota, a prefeitura afirmou que o local onde as fotografias estão é a Biblioteca Municipal e que “as imagens fazem parte da história do município”. De acordo com a administração municipal, as fotos não serão retiradas da parede, porque “quem apaga a história são regimes ditatoriais como o comunismo, fascismo e o próprio nazismo”, mas que as legendas das fotografias serão contextualizadas para um melhor entendimento.

A prefeitura não deu detalhes sobre a mudança.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Mãe de menino desaparecido em SC recebeu R$ 100 para levar bebê até “ponto de entrega”, diz investigação

Operação em SC recolhe cigarros eletrônicos e multa bar por vender bebidas a menores

Destaques do NSC Total