Tomar café é um dos hábitos mais comuns do brasileiro. Não é incomum conhecermos pessoas que consomem a bebida de manhã, no trabalho, depois do almoço e a tarde.
Continua depois da publicidade
Mas se você é uma dessas pessoas, precisa tomar alguns cuidados.
Já que a linha entre o consumo saudável e exagero é muito tênue, é preciso ficar atento aos sinais de seu organismo. Por isso, trouxemos alguns sinais para você notar se está ingerindo cafeína demais.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
5 sinais de que a cafeina está fazendo mal
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre cada um dos sinais
Sorriso amarelado
Antes de mais nada, o café não é o único alimento que deixa os dentes amarelos. Porém, essa é uma das bebidas mais famosas que causa esse efeito. Se você não sabe se a cor está mudando, compare imagens de seu sorriso com o momento atual. Além disso, vale lembrar que uma boa maneira para diminuir o amarelado é escovar os dentes em seguida.
Insônia
Assim como os dentes amarelados, a insônia pode ser causada por vários fatores. Mas se você já sofre com isso, tomar café muito tarde pode piorar a questão. De acordo com um estudo da Universidade de Pittsburgh, consumir cafeína moderadamente não atrapalha o sono, mas em excesso pode gerar uma péssima noite de sono.
Ansiedade
Atualmente, parece que a ansiedade é um problema geral da sociedade. Mas para quem tem sensibilidade perceptível à cafeína pode ter a liberação de substâncias que pioram quadros de ansiedade. Então, para quem quer melhorar, vale fazer um teste reduzindo ou zerando o consumo.
Gastrite
Dependendo da situação, o café pode gerar ou piorar a gastrite. Isto pois a bebida gera uma reação ácida no estômago e em outras partes do sistema digestivo. É relativamente fácil descobrir se a crise é desencadeada pela cafeína. Já que o incômodo tende a acontecer pouco depois do consumo.
Continua depois da publicidade
Taquicardia
Em casos mais graves da ansiedade por absorção de moléculas de cafeína, quadros de falta de ar e taquicardia podem vir a aparecer.. De acordo com o farmacêutico francês Jean Costentin, em entrevista ao portal francês RFI, isso acontece quando a substância é processada e vai direto para a corrente sanguínea e o cérebro, gerando esses sintomas.
Benefícios da cafeína para o organismo
Entretanto, como quase tudo na vida, a cafeína está longe de ter só pontos negativos. Portanto, pode ser um grande aliado se utilizado de forma correta. Veja 3 benefícios da substância no seu cotidiano:
Melhora o desempenho físico
Recentemente, a cafeína tem se tornado a queridinha de quem pratica esportes. Tendo em vista que a substância potencializa as contrações musculares e adia um pouco o cansaço. Com isso, o atleta tem um desempenho melhor por mais tempo,
Aumenta a capacidade de raciocínio
Acho que já foi uma atitude de todos a ingestão de café assim que acordar para dar aquela animada. Esse efeito é comum pois a cafeína atua direto no sistema nervoso central. Assim, pode melhorar o tempo de raciocínio, ajudar na concentração e na velocidade da tomada de decisão. É quase um doping natural e legalizado.
Continua depois da publicidade
Efeito analgésico
Quem já se atentou a ler a composição quimicas de alguns medicamentos analgésicos, já deve ter notado a presença da cafeína lá. A cafeína em si não é tão efetiva, mas ela otimiza a ação das outras substâncias.
Tanto que alguns médicos sugerem o consumo dela depois de uma sessão de exercícios. Cerca de quatro a seis horas depois da prática, para reduzir as dores que se iniciam tardiamente.
Leia mais
Politraumatismo craniano ou corporal? Entenda diferença
Descubra o que acontece com o corpo na alimentação sem carboidratos