As pessoas com problemas de circulação podem sofrer mais no verão e também no Carnaval, época que quem gosta de curtir, costuma passar mais horas em pé. Por ser um problema de saúde que merece muita atenção, alguns sinais que o corpo dá indicam a necessidade de avaliação médica imediata.

Continua depois da publicidade

Segundo a Dra. Flávia Magella, vice-diretora da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular de São Paulo, os principais sinais que merecem atenção são: dor intensa na perna, aumento súbito de volume em apenas um membro, vermelhidão, sensação de calor local, falta de ar, dor no peito ou tontura persistente.

Para a especialista, idosos e pacientes com diabetes e hipertensão precisam redobrar os cuidados e priorizar o descanso adequado. Falta de sono e muitas horas em pé podem causar retenção de líquidos e alterar a pressão arterial, por isso o importante é intercalar momentos de festa com descanso.

Além disso, é importante manter o corpo muito hidratado. A hidratação se faz mais necessária ainda se a pessoa ingerir álcool, prática comum em épocas como verão e carnaval. Elevar as pernas ao final do dia também é indicado.

Continua depois da publicidade

Os principais sintomas da desidratação são boca seca, urina escura, tontura, cansaço excessivo e sensação de fraqueza. Sobre o inchaço nas pernas, a médica lembra que um leve aumento de tamanho no calor é normal, mas quando surge em apenas uma perna ou acompanhado de dor, é recomendado procurar ajuda médica.

Para a especialista, o principal segredo para aproveitar o Carnaval com segurança é o equilíbrio. “Curtir é importante, mas respeitar os limites do corpo, manter boa ingestão de água e observar os sinais do organismo são atitudes fundamentais para aproveitar a festa com saúde”, conclui.