nsc
dc

Tecnologia

Sinal de 5G aparecendo no celular em Florianópolis? Entenda o que significa

Tecnologia chegou a Brasília nesta quarta-feira (6); previsão é que todas as capitais brasileiras operem com o sinal até 29 de setembro

06/07/2022 - 13h06 - Atualizada em: 06/07/2022 - 14h52

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Mueller
Sinal 5G aparece em alguns celulares em Florianópolis
Sinal 5G aparece em alguns celulares em Florianópolis
(Foto: )

Alguns moradores de Florianópolis notaram nos últimos meses o ícone do sinal 5G na tela do celular. A tecnologia, entretanto, ainda não está disponível em Santa Catarina. O sinal que aparece em alguns aparelhos é o 5G DSS, que garante mais velocidade que o 4G, mas bem menos do que o "5G puro".

Receba notícias do DC via Telegram

O 5G DSS, sigla para Dynamic Spectrum Sharing, ou seja, compartilhamento dinâmico de espectro, permite que operadoras utilizem 5G com a mesma capacidade já adotada por outras tecnologias, como 4G, 3G e 2G. 

Apesar de não ser o mesmo que o "5G puro", a tecnologia garante mais velocidade do que o 4G, e é muito mais econômica e rápida de instalar — várias antenas das operadoras suportam o sinal apenas com uma atualização de software — ao contrário do 5G. Ela começou a ser utilizada no Brasil já em 2020.

De acordo com o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Juliano Pires, as principais operadoras de telefonia do mercado já operam há algum tempo com esse sinal na capital catarinense. É o caso da Tim e da Claro. 

O site da Claro lista 35 cidades brasileiras onde há o sinal 5G DSS. Entre elas, está Florianópolis, nos bairros Centro, Agronômica, Estreito, José Mendes e Saco Dos Limões.

> Anatel divulga lista de celulares que vão suportar tecnologia 5G no país

5G em Florianópolis

Nesta quarta-feira (6), a quinta geração de internet móvel chegou a Brasília. A previsão da Anatel é que todas as capitais brasileiras operem com o sinal até 29 de setembro

De acordo com o secretário Juliano Pires, as operadoras vencedoras do leilão, e liberadas para operarem em Florianópolis, informaram no dia 27 de junho que estão com os equipamentos para o 5G instalados e prontos para uso, assim que o Grupo de Acompanhamento das Obrigações da Faixa de 3,5GHZ (GAISPI) autorizar. 

Entenda como vai funcionar o 5G

Leia também

Entenda o que é o metaverso e conheça empresas de SC que são pioneiras na tecnologia

5G deve chegar em Florianópolis até final de setembro; entenda o que falta​

Premiada ilustradora catarinense vende NFTs para apoiar ONGs que lutam pelas mulheres

Colunistas