O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) reprovou mais de 30% dos cursos de medicina do país por desempenho insuficiente dos estudantes no último ano. A maioria dos alunos errou questões básicas, ligadas a temas como atendimento médico, dor de cabeça, sintomas de dengue e prescrição de medicamentos.

Continua depois da publicidade

Um relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por aplicar o exame, ao qual o Fantástico teve acesso, traz informações sobre o desempenho dos alunos em questões consideradas básicas para um médico.

Ao todo, 351 cursos de medicina brasileiros foram avaliados e mais de 39 mil alunos do último ano fizeram a prova. O resultado indicou que mais de 30% dos cursos foram reprovados.

Quais foram as questões que os estudantes erraram

Uma das questões perguntava o que o médico deve fazer quando o paciente apresenta sintomas graves de dengue, como febre, dores intensas e vômitos fora do controle. 66% dos estudantes erraram a resposta da pergunta, considerada fácil pelo Inep.

— Dengue é uma questão muito comum no nosso país. Isso pode significar você enviar para casa, com tratamento inadequado, um paciente que pode evoluir mal, por exemplo, para uma dengue hemorrágica, num caso grave — diz o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Alexandre Telles.

Continua depois da publicidade

Outra questão descrevia uma mulher de 55 anos, sem histórico de doenças crônicas, com dor persistente dos dois lados da cabeça, alterações da visão e cansaço. A resposta correta do procedimento a se seguir era pedir um exame de sangue simples para identificar uma possível inflamação nos vasos sanguíneos. Entre os reprovados, 65% erraram a questão.

— Surpreende, porque se o estudante de medicina, que daqui a pouco vai ser médico, não sabe manejar uma dor de cabeça, reconhecer sinais de gravidade e sinais de alerta, isso é muito preocupante — afirma Telles.

O Ministério da Educação afirma que algumas das instituições que receberam notas 1 e 2 vão sofrer sanções, como a proibição de matricular novos alunos. Outras terão de reduzir o número de vagas, e todas passarão por processos administrativos para corrigir problemas pedagógicos e estruturais.

Confira o desempenho das universidades de SC no Enamed

  • Centro Universitário de Brusque (Unifebe): Brusque — Nota: 3;
  • Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi): Rio do Sul — Nota: 4;
  • Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul: Jaraguá do Sul — Nota: 1;
  • Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp): Caçador — Nota: 3;
  • Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó): Chapecó — Nota: 4;
  • Universidade da Região de Joinville (Univille): Joinville — Nota: 3;
  • Universidade do Contestado (UNC): Mafra — Nota: 1;
  • Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc): Criciúma — Nota: 4;
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul): Palhoça — Nota: 3;
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul): Tubarão — Nota: 3;
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc): Joaçaba — Nota: 4;
  • Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac): Lages — Nota: 4;
  • Universidade do Vale do Itajaí (Univali): Itajaí — Nota: 4;
  • Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS): Chapecó — Nota: 3;
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Araranguá — Nota: 3;
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Florianópolis — Nota: 4;
  • Universidade Regional de Blumenau (Furb): Blumenau — Nota: 3.

Continua depois da publicidade

O que é o Enamed

O Enamed é uma iniciativa do MEC, conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O exame iniciou em 2025, mas ele deve ocorrer todos os anos. Segundo o Governo Federal, o objetivo é unificar as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).

Dessa forma, é possível verificar se os estudantes dos cursos de medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).

Nesta segunda-feira (19), o ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou o papel do Enamed como um instrumento de diagnóstico da formação médica no país. Para ele, é fundamental que os médicos tenham uma boa formação para garantir o atendimento dos cidadãos nos hospitais, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Continua depois da publicidade

— Há uma grande preocupação nos ministérios da Educação e da Saúde em assegurar que os cursos oferecidos aos alunos brasileiros possam garantir a qualidade da formação médica nesse país, até porque são profissionais que cuidam da vida das pessoas — afirmou o ministro.

Os resultados individuais dos participantes do Enamed foram divulgados no dia 12 de dezembro de 2025. Os candidatos são classificados conforme os critérios adicionais estabelecidos no edital do Exame Nacional de Residência (Enare). A nota final será divulgada em 21 de janeiro de 2026.