Um cervo Axis, conhecido como chital e nativo de florestas da Ásia, foi flagrado correndo em uma rua de Seara, no Oeste de Santa Catarina. O vídeo mostra o animal disparando em velocidade na frente da casa da moradora Bárbara Alice, que fez o registro e definiu a situação como algo “inexplicável” (veja abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Veja vídeo de cervo exótico em SC

O registro ocorreu em 8 de setembro, no bairro São Daniel. Até a manhã desta quinta-feira (14), os bombeiros da cidade não tinham recebido chamados referentes a resgate de cervos.

Estava fazendo meu serviço de casa, como sempre, e, nesse meio tempo, minhas cachorras começaram a latir mais do que o normal. Fui lá fora verificar o que estava acontecendo e passou um cervo, foi algo de segundos relata a moradora em conversa com o g1 SC.

Continua depois da publicidade

Conforme a prefeitura de Seara, a suspeita é que o animal tenha saído de uma região de mata, já que não há zoológicos ou parques com animais no município.

Espécie exótica e nativa da Ásia

De acordo com o doutor em biologia Jackson Preuss, a espécie é exótica e não ocorre naturalmente na região, já que vive em florestas de países como Índia, Sri Lanka, Nepal, Bangladesh, Butão e Paquistão.

VÍDEO: Por que lobo-marinho atravessou países e veio “descansar” em praias de SC

Apesar disso, os registros de cervos em meio urbano, especialmente na região Oeste, têm aumentado nos últimos anos.

No Brasil, acredito que esses animais surgiram por escapes acidentais: eram criados em cativeiro e acabaram escapando. Mas não se descarta também uma possível migração, como já aconteceu no Rio Grande do Sul, que [cervos] migraram do Uruguai e da Argentina para lá comentou ao g1 SC.

Continua depois da publicidade

Esses grandes mamíferos, cujo macho chega a pesar 110 quilos e medir um metro e dez centímetros na altura da cernelha, podem ter ultrapassado a fronteira por terra, como também por água, já que são exímios nadadores. A espécie é herbívora e não têm predadores em Santa Catarina.

Cervo também foi flagrado dentro de propriedade em Içara, no Sul de Santa Catarina, em 2022 (Foto: Bruno Neka dal Pont/Arquivo Pessoal)

O que significa um animal ser exótico?

Diferente dos animais silvestres, Preuss explica que as espécies exóticas são aquelas que não ocorrem naturalmente em determinado local.

Veja as características do camaleão e saiba como cuidar dele em casa

Esse animal foi introduzido por algum motivo, acidental ou proposital, mas ele não utiliza esse local naturalmente. Não se desenvolveu, não evoluiu aí, e também não utiliza o espaço nem para reprodução, nem para passagem afirma o especialista.

E o que são animais silvestres?

Já os animais silvestres, segundo ele, ocorrem naturalmente dentro de determinado habitat. Podem ocupar definitivamente o local ou utilizá-lo para reprodução e passagem.

Continua depois da publicidade

10 animais selvagens que parecem cachorros domésticos

Por exemplo, uma ave migratória que utiliza um determinado local em determinado período já é considerada uma espécie silvestre, mesmo se reproduzindo em outro local, e assim por diante complementa.

Leia também

Parque de Blumenau terá piscina e “creche” para animais de estimação

Terreno conhecido por ser ponto de abandono de animais ganha faixa “ameaçadora” em SC

Destaques do NSC Total