Subiu para sete o número de cidades de Santa Catarina que decretaram situação de emergência em função do temporal com granizo entre a noite de quarta (4) e a madrugada de quinta (5). Tangará, Videira, Lebon Régis, Herval d’Oeste e São Bento do Sul emitiram o decreto ao longo da quinta-feira, juntando-se a Ibiam e Fraiburgo, que haviam decretado mais cedo.
Continua depois da publicidade
Conforme a Defesa Civil, o fenômeno se caracterizou como uma tempestade severa, comumente acompanhada por raios, rajadas de vento superiores aos 80 km/h e granizo de tamanho com diâmetro superior a 2 cm e/ou com acumulação, além de chuva intensa.
Em Videira, no Meio-Oeste, um dos municípíos mais afetados, o granizo e o vendaval atingiram fortemente a zona rural, com 300 residências e barracões agrícolas afetados. Pedras de gelo do tamanho de ovos foram registradas em Lebon Regis, causando estragos em pelo menos 30 casas.
Herval’Oeste foi atingida nas localidades de Sede Sarandi, Capoeirada e Barra Verde. Já Tangará teve mais de cinco comunidades rurais atingidas e pelo menos 50 residências danificadas. São Bento do Sul, no Planalto Norte, também registrou estragos.
Ibiam, no Meio-Oeste, foi o município mais atingido pelo granizo. Ao todo, cerca de 200 casas, aviários e estruturas públicas foram danificados. Em Fraiburgo, os bairros Bela Vista, Jardim América e São Miguel foram os mais atingidos, com 180 imóveis danificados.
Continua depois da publicidade
O fenômeno também foi registrado na região Oeste do Estado, nos municípios de Bom Jesus, Ouro Verde, Faxinal dos Guedes, Passos Maia, Lajeado Grande e Xanxerê. Nenhuma dessas cidades decretou emergência.
Veja imagens do granizo
Leia também
Sexta-feira começa com tempo estável em SC, mas termina com uma nova massa de ar frio