O filme de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, foi o escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2026 na categoria de Melhor Filme Internacional, vencida neste ano por Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.
Continua depois da publicidade
O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema na manhã desta segunda-feira (15). A cerimônia do Oscar 2026 acontece no dia 15 de março de 2026.
A escolha do filme pelo Brasil não garante a indicação para o Oscar. Ele ainda vai disputar com filmes de outros países em busca de uma vaga na lista final de cinco indicados.
Qual a história de O Agente Secreto?
Estrelado por Wagner Moura, O Agente Secreto se passa no final dos anos 1970, em meio ao regime militar. Moura interpreta Marcelo, um professor universitário e especialista em tecnologia, que volta ao Recife, sua cidade natal após anos afastado, vivendo em São Paulo, fugindo de seu passado misterioso.
Continua depois da publicidade
Contudo, a calmaria que buscava na capital pernambucana se transforma em um ambiente de constante vigilância e ameaça.
Tentando obter informações sobre sua falecida mãe, trabalhando disfarçado em um cartório, Marcelo se refugia num “aparelho”, onde estão escondidos dissidentes políticos e outras figuras marginalizadas. No thriller, ele acaba envolvido numa rede de espionagem e conspirações.
Quando o filme estreia nos cinemas?
O Agente Secreto ganhou data de estreia nos cinemas brasileiros para o dia 6 de novembro. A confirmação veio após o diretor Kleber Mendonça Filho revelar que o longa estava previsto para o penúltimo mês do ano, em seu perfil no Instagram.
Continua depois da publicidade
Antes do lançamento em novembro, o público terá a oportunidade de assistir ao longa estrelado por Wagner Moura em sessões especiais e antecipadas em setembro e outubro.
Veja os filmes que concorriam com O Agente Secreto à indicação para representar o Brasil
*Sob supervisão de Vitória Loch
O real motivo para o ciúme de Meghan por Kate Middleton, segundo ex-mordomo







