O mercado de segurança eletrônica está em constante transformação. Por conta disso, nos últimos anos surgiu a necessidade de desenvolver plataformas que integrassem as mais variadas soluções, buscando aprimorar o monitoramento de cidades, prédios comerciais e públicos, empresas, indústrias, agronegócio e até de eventos.

> Monitoramento da residência com câmeras amplia segurança para você viajar tranquilo nessas férias e afasta possíveis furtos

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor de segurança eletrônica movimentou R$ 9,24 bilhões em 2021, o que representou um crescimento de 14% sobre o ano anterior. Para 2022, a expectativa é de alta de 18% e uma movimentação de R$ 11 bilhões, com as soluções de inteligência artificial tendo cada vez mais espaço nesse mercado. Por conta dessa demanda do mercado, a Intelbras criou o software Defense IA para unificar a gestão de soluções de segurança eletrônica, como câmeras de circuito fechado de televisão, gravadores e controladores de acesso. A plataforma conta com tecnologia de inteligência artificial embarcada, que torna a operação de segurança mais confiável, simples, eficiente, integrada e automatizada.

Entre os diferenciais do software estão:

  • Possibilidade de gerenciar milhares de dispositivos de segurança.
  • Gerenciamento e emissão de relatórios de fluxos de pessoas – com informações de análise forense, identificando detalhes como cores e tipos de roupas, uso de mochilas, óculos e bonés.
  • Busca de faces conhecidas e desconhecidas em bases de dados programadas.
  • Detecção de casos de violência e atividades suspeitas.
  • Buscas por veículos, considerando as características de cor, marca e informações da placa.
  • Capacidade de acionar outros dispositivos de forma automática. Um detector de incêndio, por exemplo, é acionado e as portas se abrem automaticamente, liberando a passagem.
  • Redução nos custos do projeto: menor necessidade de servidores, licenças e treinamentos que outros softwares.

Vale destacar que, para utilizar todos os recursos do Defense IA, é preciso que o sistema esteja equipado com câmeras de monitoramento que possam capturar os eventos ocorridos no local, fazendo por exemplo a leitura de cores, marcas e placas de carros.

Cenários de utilização

O Defense IA pode ser adquirido através de uma taxa única que possibilitará ao cliente usufruir a plataforma de forma vitalícia via computação na nuvem. Fácil de instalar e configurar permite a conexão com até 20 mil câmeras e outras soluções, como gravadores, catracas e portas automáticas, a plataforma vem sendo utilizada por prefeituras, bancos, shoppings, indústrias, supermercados, hospitais e escolas, auxiliando no monitoramento e na resolução de ocorrências de situações indesejadas, como furtos e roubos.

O sistema esteve presente em importantes eventos culturais, públicos e privados em 2022, auxiliando as organizações a obterem sucesso em suas estratégias de segurança. Entre os exemplos, tem-se o Ribeirão Rodeo Music. Com a ajuda das soluções da Intelbras, houve queda de 93% dos furtos no local do evento. Outro caso é o da Oktoberfest Blumenau, que foi considerada a mais segura da história, com apenas 145 boletins de ocorrência registrados, nove pessoas presas e queda de 80% no número de furto de celulares em relação a 2019 — novamente com o auxílio do Defense IA e demais soluções de segurança eletrônica da Intelbras.

O Defense IA vem se mostrando referência no mercado de software de gestão de segurança eletrônica e já conquistou reconhecimentos e prêmios, como o Anuário Tele.Síntese 2022.

Defense IA conquistou o 2º lugar na categoria fornecedores de software e serviços do
Prêmio Anuário Tele.Síntese 2022 (Foto: Divulgação)

Próximas atualizações

Por ser uma plataforma que possibilita aprimoramento ao longo do tempo, a Intelbras está planejando atualizações importantes para o software, de forma a integrar soluções da Khomp (empresa do grupo Intelbras) compatíveis com a internet das coisas (IoT) — que estarão em alta com a implantação da tecnologia 5G no Brasil. Entre as possibilidades futuras, há estudos em andamento para tornar o software compatível com soluções de redes e energia, especialmente as de linhas de switches e nobreaks da Intelbras.

Continua depois da publicidade

Essa entrada da Intelbras no mercado de software de gestão vai simplificar a forma como as empresas privadas ou organizações públicas lidam com os mais variados equipamentos de segurança de forma integrada e unificada. Os resultados apresentados até o momento indicam que o Defense IA é um importante complemento para o portfólio de segurança eletrônica da companhia, e suas atualizações vão torná-lo cada vez mais indispensável para empresas privadas e órgãos públicos.

Acesse o site da Intelbras e saiba mais.

Leia também

Temporada é oportunidade para quem quer conseguir um emprego ou uma renda extra

Neste verão, visite o Jardim Botânico de Florianópolis

Floripa Tem chega a sua 15ª edição com programação gratuita entre os dias 04 de fevereiro e 04 de março