nsc

publicidade

Sebrae Acelera Negócios apresenta

Startup deve fechar o ano com faturamento de R$ 3 milhões 

Ivan Biava participou do Empretec, capacitação do Sebrae para empreendedores, e desde então administra empresa que se tornou referência na América Latina em sua área de atuação. 

02/10/2019 - 15h02

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Startup tem resultados positivos depois de curso do Sebrae/SC
(Foto: )

Ivan Biava já era empresário quando participou da capacitação do Empretec, metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver empreendedores e que no Brasil é aplicada pelo Sebrae. Ele havia iniciado, em 2013, uma startup na área da educação e dois mentores sugeriram que fizesse o curso, para que conseguisse alavancar o negócio.

Hoje, ele comemora os resultados do aprendizado e de sua empresa atual, a Conpass, que é referência na América Latina em soluções de user onboarding e deve fechar o ano com faturamento de R$ 3 milhões.

Segundo Biava, embora já planejasse fazer a capacitação, havia uma limitação financeira na época. Então participou do Startup Weekend, evento do Sebrae voltado a startups, que ao final premia três participantes com vagas no Empretec. Ele foi um dos ganhadores e participou de um grupo fechado para empreendedores de startups.

— Finalmente consegui fazer. E o curso ainda me surpreendeu de forma positiva. É uma semana de imersão, muito prático, que você praticamente fica sem dormir, ou dorme muito pouco, para conseguir executar tudo, mas realmente se desenvolve muito rápido. É impressionante — conta Biava.

Reflexos em crescimento

Depois da startup de educação, ele fundou a Engaming, que posteriormente virou a Conpass, na qual é CEO e co-fundador. A startup desenvolveu um sistema que auxilia outras empresas de software, e-commerces e marketplaces a melhorarem a experiência do usuário em seus sites, com ferramentas que facilitam a navegação e, consequentemente, se revertem em vendas. Atualmente, já são mais de 320 clientes, uma equipe de 30 funcionários e um crescimento constante.

— A empresa vem dobrando ano a ano. Nosso sistema já guiou mais de 3,1 milhões de pessoas em produtos digitais e somos líderes na América Latina neste segmento. Acreditamos em mudar a interação entre pessoas e sistemas por meio da entrega de experiências encantadoras — afirma Biava, que além do sucesso na Conpass também se tornou referência como empreendedor e na área de atuação da empresa, convidado para palestrar em diversos eventos, como o RD Summit, Superlogica Experience, Growth Summit, Startup Summit, Oracle Open World e TechCrunch Disrupt.

O empresário acredita que o conhecimento adquirido no Empretec ajudou a acelerar seu desenvolvimento como empreendedor e impactou no crescimento da empresa.

— Com certeza influencia, sobretudo no começo do negócio, porque economiza muito tempo. Aumenta a qualidade como empreendedor, porque essa também é uma carreira — comenta.

Metodologia reconhecida mundialmente

Em relação ao curso, o empresário diz que se surpreendeu principalmente com a metodologia, desenvolvida na Universidade de Harvard e aplicada atualmente em mais de 40 países.

— Ela apresenta os 30 comportamentos mais comuns de um empreendedor e a partir disso executamos tarefas. Isso permite identificar nossos pontos fortes e pontos fracos. A gente acaba se conhecendo muito melhor e identificando os ‘gaps’, que são áreas que precisamos desenvolver — conta o CEO.

Além disso, mesmo com os anos de experiência prática, Biava conta que até hoje, quatro anos depois, segue aplicando os conhecimentos do curso.

— Todo o aprendizado faz parte do dia a dia do empreendedor. Uma das tarefas, por exemplo, envolve correr riscos calculados. A todo momento tomamos decisões, então sempre tenho isso em mente. Ainda pego o livro às vezes, quando preciso me autoanalisar — finaliza o CEO.

Conheça mais sobre a metodologia e se inscreva para as próximas turmas.

Deixe seu comentário:

publicidade