nsc
dc

Inovação em pauta

Startup Summit reabre as portas de SC para eventos de tecnologia e empreendedorismo

O evento volta a ser realizado após o cancelamento da edição 2020 devido à pandemia; mais de mil pessoas participam presencialmente

14/10/2021 - 12h00 - Atualizada em: 14/10/2021 - 17h13

Compartilhe

Éder
Por Éder Kurz
Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, aparece de blazer a calça jeans falando ao microfone com uma das mãos levantadas gesticulando. Ao fundo se vê o logo do evento em um telão
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, foi um dos participantes do Startup Summit 2021
(Foto: )

O Startup Summit reabriu as portas de Florianópolis para os grandes eventos de tecnologia e empreendedorismo na manhã desta quinta-feira (14). Em um modelo diferente de anos anteriores por causa da pandemia, com prioridade para as regras sanitárias - só entra no CentroSul quem está vacinado ou testado contra Covid-19 -, cerca 1.300 pessoas participam de forma presencial e 16 mil acompanham on-line.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Na abertura, o gestor de projetos do Sebrae-SC, Alexandre Souza, ressaltou a volta do evento presencial. 

— Fazer neste ano o Summit são duas celebrações: uma é nós estarmos todos vivos. Essa pandemia afetou o Brasil e o mundo. Mas a parte boa é voltarmos com os eventos, principalmente aqui em Florianópolis, no setor de tecnologia, que é um dos que mais cresce no Estado, e que é referência para o Brasil inteiro — destacou.

> Startup Summit projeta ecossistema de SC e ajuda atrair capital, diz presidente da Acate

O Summit é um grande espaço para troca de conhecimentos e de experiências entre quem está no ecossistema de startups. Neste ano, há inscritos de todas as regiões do Brasil. 

— O Summit é um grande programa de capacitação de empreendedores. Todos que vão estar no palco não são palestrantes, são empreendedores, que vão estar passando o que eles já viveram, o que já passaram, os conhecimentos deles para novos empreendedores, aqueles que estão começando — disse Souza.

palestrante vestindo camiseta preta fala ao microfone em cima de uma palco, ao fundo outro palestrante vestido de branco observa
Representantes do Sebrae nacional e catarinense participam do Startup Summit 2021
(Foto: )

Além dos dois palcos com três telões, há uma feira de negócios com 48 startups do país inteiro, além de 30 expositores de todo o país. O Startup Summit é realizado pelo Sebrae em parceria da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). 

Tecnologia indiana

Uma das startups que marcam presença no Startup Summit é a Zoho, uma empresa indiana com mais de 12 anos de mercado, mas que somente no ano passado criou raízes no Brasil. E o local escolhido foi a Ilha de SC, na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). 

> Duas startups de SC selecionadas para programa de aceleração da Shell

Diretor de marketing da Zoho, Jonathan Melo está otimista com o mercado no país, e mais ainda com a primeira participação no Summit.  

— A pandemia afetou, mas a empresa cresceu. Antes da pandemia tínhamos 7 mil funcionários no mundo, hoje são mais de 10 mil — diz Melo, ressaltando que a ideia é mostrar ao brasileiro que a empresa tem soluções.

> As possíveis causas para Facebook, WhatsApp e Instagram terem saído do ar

— A proposta da Zoho é democratizar a tecnologia, permitindo que as pequenas empresas tenham acesso a soluções como as grandes. Em um único ambiente de trabalho você tem acesso a 45 ferramentas de soluções, seja de marketing, vendas, Ti, RH, financeiro, abertura de ticket.

Plateia assiste as palestras presencialmente, várias cadeiras estão dispostas em um grande salão mantendo distanciamento entre elas
Cerca 1.200 pessoas participam de forma presencial do evento este ano
(Foto: )

Serviço

Entre esta quinta e sexta (15), o Startup Summit, em Florianópolis, terá 60 palestras em dois palcos e oito trilhas temáticas, que incluem assuntos estratégicos neste universo, como marketing, vendas, relacionamento com clientes, cultura, investimento, IPO, entre outros. As palestras serão transmitidas para todo o país através do site, gratuitamente.

Leia também

WhatsApp fora do ar? Veja o que fazer

Como excluir uma página e conta do Facebook

Expo Dubai: o Brasil em busca de negócios e investimentos

Windows 11 está disponível para usuários; veja como instalar

Colunistas