nsc
hora_de_sc

Streaming

Qual streaming tem o filme ou a série? Veja como pesquisar

Ao invés de gastar tempo buscando entre diferentes plataformas, alguns serviços permitem procurar, de uma só vez, filmes e séries em diferentes provedores

28/05/2021 - 12h22 - Atualizada em: 08/06/2021 - 09h15

Compartilhe

João
Por João Scheller
Foto da tela de aplicativo mostra as opções de plataformas de streaming onde estão disponíveis filmes e séries
Aplicativo JustWatch pesquisa entre diferentes plataformas para mostrar onde estão disponíveis filmes e séries
(Foto: )

São tantas opções que às vezes fica até difícil saber como pesquisar em quais plataformas de streaming estão certos filmes e séries. Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay são apenas alguns exemplos de provedores que operam no país. Mas ao invés de pesquisar em cada um deles individualmente, existem ferramentas que permitem encontrar de forma rápida em qual plataforma cada conteúdo está disponível.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Aplicativo JustWatch

Logo de cara, a opção mais completa. O JustWatch é um aplicativo disponível para Android e iOS, que permite a pesquisa de filmes e séries entre diferentes plataformas de streaming. O usuário pode selecionar em quais serviços possui assinatura e pedir para o JustWatch pesquisar somente entre os provedores selecionados. Caso o conteúdo não esteja disponível dentre as opções selecionadas, o app ainda oferece serviços para locação e compra.

O JustWatch consegue pesquisar nos catálogos de Netflix, Disney Plus, Amazon Prime Video, HBO Go e Apple TV Plus, mas também pode buscar dentre provedores nacionais como Globoplay, Claro Video/NOW e Looke, entre outras opções.

O app está disponível também para Smart TVs com Android TV e webOS (da LG), além dos set-up-boxes Apple TV e Amazon Fire Stick.

Pesquisa do Google

Desde junho de 2020, uma rápida pesquisa no Google pelo título de um filme ou série já mostra em quais plataformas de streaming eles estão disponíveis. As opções aparecem na tabela junto com informações básicas da produção, como nome, elenco e data de estreia. A plataforma do Google permite pesquisar dentre alguns provedores, como Netflix, Disney Plus, Amazon Prime Video e Telecine, além da própria plataforma da empresa, a Google Play Filmes.

Foto de smartphone mostra lista de filmes em pesquisa realizada no Google
Além de mostrar em quais plataformas filmes e séries estão disponíveis, o Google também permite a criação de listas de conteúdo
(Foto: )

De acordo com Matt Sheets, gerente de produto da busca do Google, ainda é possível criar listas de interesse com seus conteúdos favoritos, dentro do próprio buscador. “Para incluir títulos na lista, basta ir até o nome do programa e clicar em “Lista de interesses”. A lista pode ser acessada a qualquer momento e atualizada sempre que um dos itens já tiver sido assistido e puder ser retirado”, explica Sheets em comunicado da empresa.

> Confira todos os lançamentos de maio de 2021 na Netflix

> Confira os lançamentos de maio de 2021 na Globoplay

Pelo sistema de busca da sua Smart TV

Ainda é possível procurar conteúdos entre as plataformas de streaming por meio das buscas oferecidas pelos sistemas operacionais das Smart TVs. Na Android TV, por exemplo, é possível utilizar a busca por voz para pesquisar por um título de filme ou série e encontrá-lo dentre diferentes plataformas.

Imagem mostra tela de pesquisa da Android TV, após busca por filmes
A busca nas Smart Tvs pode ser feita pelo próprio sistema operacional do aparelho. Na foto: busca realizada na Android TV
(Foto: )

Ainda é possível pesquisar por termos mais abrangentes, como “filmes de ação” ou ainda “filmes de ação com Mel Gibson”, por exemplo, para ver opções do conteúdo pesquisado dentre os apps disponíveis no sistema. Funcionalidades parecidas podem ser encontradas na Apple TV e Amazon Fire Stick.

Leia também:

15 filmes e séries para mentes inquietas no Netflix

André Marques desagrada público como apresentador do No Limite

Colunistas