O mais recente relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) aponta que a maior parte dos pontos monitorados no Sul do Estado está própria para banho. O levantamento corresponde à quinta semana da temporada 2025/2026 e reúne coletas realizadas nos dias 8 e 10 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Ao longo do litoral catarinense, 250 pontos foram avaliados. No panorama geral do Estado, 75,3% dos locais analisados estão próprios para banho, o equivalente a 189 pontos. Outros 62 trechos, cerca de 24,7% do total, foram classificados como impróprios.
No Litoral Sul, os resultados indicam predominância de condições adequadas para banho, com poucas restrições pontuais, principalmente em áreas próximas a desembocaduras de arroios e rios.
Em Balneário Arroio do Silva, seis dos sete pontos analisados estão próprios. O único trecho classificado como impróprio é o ponto localizado na foz do arroio, em frente à Avenida Mondardo.
Já em Balneário Gaivota, apenas o arroio da Praia das Gaivotas apresentou condição imprópria. Os outros seis pontos monitorados no município estão liberados para banho.
Continua depois da publicidade
No Balneário Rincão, o ponto situado no arroio da Praia do Rincão foi considerado impróprio, enquanto os demais trechos, o equivalente a sete pontos, incluindo praias e lagoas, seguem próprios.
Todos os pontos monitorados em Garopaba apresentaram condição própria para banho. Entre os locais avaliados estão a Praia da Vigia, a Praia Central de Garopaba, a Praia do Siriú e a Lagoa da Ferrugem. A Praia da Vigia, inclusive, segue entre os pontos mais estáveis de balneabilidade da região. O local está próprio para banho e mantém essa condição desde 4 de janeiro de 2022, quando foi registrada a última classificação como imprópria.
Em Imbituba, o relatório também aponta 100% de pontos próprios para banho. Estão liberados trechos como a Praia da Ribanceira, Praia da Vila Nova, Praia de Ibiraquera, Praia do Porto, além da Lagoa de Ibiraquera.
Jaguaruna também apresentou condição própria para banho em todos os três pontos analisados.Em Passo de Torres, o Braço Morto do Rio Mampituba apresentou resultado impróprio. Por outro lado, o ponto localizado na Praia de Passo de Torres permanece próprio para banho.
Continua depois da publicidade
Já em Laguna, todos os pontos avaliados nesta semana apresentaram condição própria. No entanto, o ponto 04 da Lagoa da Cabeçuda não foi coletado por falta de acesso, sendo mantido o último resultado válido, classificado como próprio.
Monitoramento de pontos próprios para banho segue até março
Seguindo as diretrizes da Resolução Conama nº 274/2000, o programa de balneabilidade do IMA realiza coletas semanais iniciadas entre o fim de setembro e o início de outubro. As análises seguem até a última semana de março de 2026, período em que há redução na frequência de uso do litoral para banho.
Além disso, o instituto orienta atenção à presença de algas, que pode ser identificada por alteração na coloração da água, odor forte, aspecto turvo ou acúmulo de material orgânico na superfície. Nessas situações, a recomendação é evitar o contato com a água e acionar a Vigilância Sanitária do município.
