nsc
dc

Notícia

Superdotado de 14 anos passa no vestibular da federal do Paraná

Se quiser ingressar na universidade, adolescente terá de entrar com ação judicial

11/01/2008 - 13h36 - Atualizada em: 11/01/2008 - 15h46

Compartilhe

Por Redação NSC

O estudante paranaense Charles Reis Ribeiro, 14 anos, foi aprovado na primeira chamada do vestibular 2008 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O adolescente, que foi identificado como superdotado ainda criança, também foi aprovado no vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Charles foi aprovado no curso de Ciência da Computação, com entrada no primeiro semestre de 2008. A matrícula para esse curso será feita no dia 28 de janeiro. Se quiser se matricular, no entanto, Charles terá de entrar com uma ação na Justiça, pois terminou o 1º ano do ensino médio em 2007. A UFPR exige que o aluno aprovado apresente o certificado de conclusão do ensino médio no ato da matrícula.

Em entrevista anterior ao G1, concedida na ocasião em que Charles foi aprovado no vestibular da PUC-PR, a mãe do menino disse que ele prestou vestibular sabendo que a universidade exigia o certificado de conclusão do ensino médio.

Zânia Diório, gerente do Programa Bom Aluno (que mantém o estudante em escola particular e oferece todo o apoio pedagógico e psicológico), disse que Charles pretende cursar Engenharia da Computação na PUC-PR , e não o curso de ciência da computação na universidade federal:

- O interesse dele é estudar engenharia. Ele prestou o vestibular da UFPR como treino.

Segundo Zânia, o estudante está matriculado na PUC-PR, mas ainda precisa apresentar o certificado de conclusão do ensino médio, que a universidade também exige. De acordo com Zânia, se Charles conseguir a documentação, o programa Bom Aluno vai arcar com todas as despesas necessárias para mantê-lo na universidade.

Colunistas