O Centro de Detenção Provisória Pinheiros I, em São Paulo, para onde o influenciador Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, presos por suspeita de exploração e exposição de menores de idade e tráfico humano, foram levados na segunda-feira (18) é superlotado e conta com celas coletivas separadas por gênero. A unidade prisional tem 889 presos em uma área total de 4 mil metros quadrados. A capacidade é de 521 pessoas.
Continua depois da publicidade
Inaugurado no dia 28 de janeiro de 2003, o Centro de Detenção Provisória I funciona em regime fechado e recebe presos provisórios, ou seja, aqueles que ainda aguardam julgamento. A unidade conta com celas coletivas e separadas por gênero, além de espaços para atendimento médico e atividades básicas de ressocialização, como oficinas de artesanato e cursos de qualificação profissional.
O complexo de Pinheiro, localizado na Zona Oeste de São Paulo, é dividido em quatro unidades de presídios, todas com superlotação. Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o complexo de Pinheiros abrigava 3.827 presos no dia 28. A capacidade total é de 2.452 detentos.
A Justiça solicitou a transferência de Hytalo e do marido para o estado da Paraíba, onde são investigados. Segundo o juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, juiz da 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba, o casal deve ser transferido o “mais rápido possível”.
Veja a capacidade de cada unidade:
- CDP Pinheiros I: capacidade para 521 presos, população atual de 889
- CDP Pinheiros II: capacidade para 793 presos, população atual de 1.369
- CDP Pinheiros III: capacidade para 572 presos, população atual de 939
- CDP Pinheiros IV: capacidade para 566 presos, população atual de 630
Continua depois da publicidade
Entenda o caso
Hytalo Santos e marido deixam cadeia chorando
O influenciador Hytalo Santos e Israel Nata Vicente deixaram a cadeia pública de Carapicuíba, na Grande São Paulo, chorando. Nesta segunda-feira (18), eles foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros.
Eles estavam presos na carceragem do 1º Distrito Policial (DP) de Carapicuíba desde sexta-feira (15), quando a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão após uma decisão da Justiça da Paraíba.
No sábado (16), um pedido de liberdade feito pela defesa do casal foi negado pela Justiça. Eles já eram investigados pelo Ministério Público há alguns anos pelos crimes, mas tiveram a prisão decretada depois da repercussão de um vídeo de 50 minutos do influenciador Felca, que mostrou como Hytalo e outros criadores de conteúdo adultizavam crianças e adolescentes na internet.
Continua depois da publicidade
Tudo acontecia em uma mansão de Hytalo na Paraíba. Depois do vídeo, ele e o marido deixaram a casa e foram até Carapicuíba, onde alugaram outro imóvel lá. A Justiça entendeu que a viagem se tratava de uma tentativa de fuga e de destruição de provas e, por isso, decretou as prisões.
O advogado do casal, Felipe Cassimiro, disse que a prisão é “ilegal”. Hytalo nega todas as acusações.
*Com informações do O Globo e do g1.
Leia mais
Festas e mesada de R$ 3 mil: ex-funcionários revelam rotina chocante na mansão de Hytalo Santos
Hytalo Santos e marido deixam cadeia chorando e são transferidos para presídio em São Paulo





