O filme “Um Dia Extraordinário”, da premiada diretora Cíntia Domit Bittar, será exibido para milhões de espectadores neste sábado (24) durante a supertarde com programação especial na NSC TV. O filme, uma coprodução da NSC com a Novelo Filmes, de Florianópolis, com apoio da Globoplay, será exibido às 15h20min.
Continua depois da publicidade
A produção conta a história da jovem agricultora Moira, que tem a rotina abalada pela aparição de um agroglifo em sua pequena fazenda, onde vive com Ivete, sua mãe octogenária fascinada pelo universo extraterrestre. O evento desperta a curiosidade da vizinhança e provoca o inesperado reencontro com a irmã Cecília e o irmão Maurício, forçando o enfrentamento tanto da distância que cresceu entre a família quanto do inevitável envelhecimento da matriarca.
“Um Dia Extraordinário” integra o projeto de Telefilmes da TV Globo, uma iniciativa da emissora em parceria com suas afiliadas e a Globo Filmes, que seleciona, desenvolve e coproduz histórias locais com produtoras independentes de diversos estados do país. O principal objetivo é a valorização da cultura, sotaques e tradições de diferentes regiões do Brasil, abrindo espaço para produtores independentes e criando conexão com o público através de histórias autênticas e diversas.
Além de ser exibido na tela da NSC TV neste sábado, a produção ficará disponível até o dia 31 de janeiro no Globoplay. Em fevereiro, o filme será exibido no CineBBB, no BBB 26, e na Tela Quente para todo o país.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Head de Comunicação e Programação da NSC, Romí de Liz, o objetivo é valorizar o conteúdo local, essência da NSC.
— Um Dia Extraordinário vai emocionar o público de todo o Brasil com uma história muito próxima do que várias famílias vivenciam. O filme traz para o centro os vínculos familiares — disse.
O filme foi gravado entre agosto e setembro de 2025, nos municípios de Abelardo Luz, Bom Retiro e Florianópolis. Assim, no filme, é possível ver diversos cenários diferentes, que trazem a diversidade de paisagens catarinenses. O roteiro também tem participação da diretora Cíntia, sendo co-escrito com Maria Augusta V. Nunes. Já a produção é de Ana Paula Mendes.
Continua depois da publicidade
No elenco, estão diversos atores catarinenses, com Alana Bortolini, Margarida Baird, Paula Braun, Valdir Grillo, Sarah Motta, Emilly Vicente e Andres Prestes no elenco principal. De acordo com a diretora Cíntia, a ideia de fazer um filme partindo de um agroglifo é pelo símbolo já ser conhecido no universo da ficção científica.
— E então desenrolar a trama para um drama familiar num tom agridoce, ao qual costumo recorrer para explorar grandes temas por meio da sutileza. O elemento de ficção científica, portanto, não é o tema, mas o catalisador […] O desafio foi evitar as obviedades e construir a representatividade nas sutilezas dos cenários, dos objetos, na maneira de agir das personagens — afirmou.
A produtora Ana Paula Mendes também destacou os desafios da produção, que envolveram viagens, deslocamentos nas filmagens, mudanças climáticas e abruptas, e a criação de um agroglifo gigante em meio a uma plantação no interior catarinense. Ana também falou sobre o sotaque presente no filme, do Meio-Oeste, região de origem de parte da equipe, incluindo Cíntia e a atriz Alana Bortolini.
Continua depois da publicidade
— É uma satisfação enorme levar esse sotaque para todo o Brasil, que, inclusive, é o meu sotaque, apesar de que nas áreas rurais ele aparece mais carregado e eu e Alana crescemos numa área urbana, no centro de Caçador […] É fundamental que os mais diversos Brasis estejam nas telas, à frente e atrás das câmeras. A pluralidade é a nossa riqueza, e um cinema independente verdadeiramente nacional contribui para uma visão mais realista e complexa sobre quem somos — afirmou.
“Telefilmes regionais” da Globo
Desde segunda-feira (19), o público está conhecendo histórias que tem como objetivo celebrar a diversidade cultural do Brasil, com produções no formato de ficção com até 50 minutos de duração gravadas em sete estados brasileiros: Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
As histórias serão exibidas no Cine BBB, dentro do BBB 26 e, ainda, às segundas-feiras, no Tela Quente.
Continua depois da publicidade

