Seja por questões de saúde ou puramente estéticas, a prática de exercícios físicos apresenta melhores resultados quando aliada a uma nutrição que garanta o equilíbrio desejado entre ganho e déficits de macro e micronutrientes.
Continua depois da publicidade
No entanto, manter uma alimentação adequada – em virtude da falta de tempo e/ou do consumo excessivo de alimentos processados, por exemplo -, que sustente o aporte diário de nutrientes, nem sempre é possível, e é aí que entra a suplementação.
Há, ainda, casos específicos de pessoas que querem ter maior ganho de massa ou mais energia tanto para melhorar o desempenho nos treinos quanto para desempenhar atividades diárias e que buscam nos suplementos alimentares um reforço para chegar nos resultados desejados.
Suplementos podem dar “um gás” extra nos treinos e trazer melhores resultados
A suplementação alimentar pode fazer toda a diferença na rotina de exercícios físicos e na conquista do “shape” desejado, mas é preciso conhecer os tipos e saber quais se adequam às suas necessidades, quanto e como ingerir. Por isso, o ideal é conhecer os suplementos e buscar orientação de um nutricionista.
Suplementos alimentares são formulações concentradas de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos, projetadas para complementar a dieta e otimizar o funcionamento do organismo. Eles são especialmente indicados para indivíduos com necessidades nutricionais específicas, como atletas ou pessoas que buscam melhorar o desempenho físico e mental.
Continua depois da publicidade
Ao fornecer os nutrientes necessários de forma prática e eficiente, os suplementos contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, para a recuperação muscular, para o aumento da energia e o bem-estar geral.
Eles são divididos em grupos, de acordo com a função que desempenham no organismo. Os mais comuns são os proteicos, os aminoácidos e os energéticos.
Os suplementos proteicos, como o whey protein, são ricos em proteínas de alto valor biológico, ou seja, proteínas que o corpo utiliza de forma eficiente para a construção e reparação dos tecidos musculares.
Durante os exercícios físicos, as fibras musculares sofrem microlesões, e a proteína do whey protein auxilia na recuperação dessas lesões, promovendo o crescimento muscular. Além disso, o whey protein contribui para a saciedade, auxiliando no controle do apetite e na perda de gordura corporal.
Continua depois da publicidade
Já os aminoácidos essenciais, como os BCAA e a creatina são fundamentais para a produção de energia durante o exercício e na recuperação muscular. Os BCAA, formados pelos aminoácidos leucina, isoleucina e valina, são utilizados como fonte de energia pelas células musculares durante o exercício, retardando a fadiga e otimizando o desempenho. A creatina, por sua vez, aumenta os níveis de fosfocreatina nas células musculares, proporcionando um aumento rápido de energia durante atividades de alta intensidade e auxiliando na recuperação muscular pós-treino.
Os suplementos energéticos são formulados para fornecer um impulso extra de energia ao organismo, auxiliando na performance durante atividades físicas e em momentos de maior demanda. Essa energia é proporcionada principalmente pelos carboidratos, como a maltodextrina, que elevam os níveis de glicogênio no sangue, a principal fonte de energia para os músculos.
Aposte no ginseng e ganhe mais potência nos treinos
Outro exemplo de suplementos energéticos que traz estímulo extra às práticas de atividades físicas são os à base de ginseng. O Panax ginseng promove inúmeros benefícios para a saúde e para o desempenho físico. Essa raiz possui propriedades adaptogênicas, ou seja, é capaz de ajudar o corpo a se adaptar a diferentes situações de estresse, seja físico, químico ou biológico.
O ginseng age, também, aumentando a produção de energia nas células, dando mais potência e resistência durante a prática de exercícios físicos. Essa raiz pode melhorar a função cardiorrespiratória, auxiliando na oxigenação dos músculos e na remoção de substâncias tóxicas produzidas durante o exercício.
Continua depois da publicidade
Além disso, os polissacarídeos e oligopeptídeos presentes no ginseng desempenham um papel fundamental nesse processo, estimulando a produção da molécula energética das células (ATP) e protegendo as células contra o estresse oxidativo. Ao neutralizar os radicais livres, o ginseng ajuda a prevenir o dano celular e a inflamação, contribuindo para uma recuperação mais rápida após o treino.
Seja qual for a necessidade, especialistas em saúde e nutrição esportiva afirmam que uma boa suplementação não deve se basear na quantidade de suplementos, e sim na qualidade!
Por fim, vale lembrar que os suplementos alimentares devem ser vistos como auxiliares, como complementos nutricionais, e não como substitutos de uma boa alimentação. E para se obter os melhores resultados, é importante aliar a prática regular de exercícios físicos a uma dieta equilibrada e uma rotina de descanso muscular e de sono.
Quer mais dicas para aumentar a disposição e melhorar a saúde? Acesse o canal especial no NSC Total.
GEROVITAL® é indicado na prevenção e recuperação em casos de fadiga física e mental, atuando como adaptógeno. É indicado também na suplementação de vitaminas e minerais, nos casos em que existe a ingestão inadequada destas substâncias, devido a distúrbios gastrintestinais ou durante o período de convalescença pós-operatório. É contraindicado a pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, não apresentando outra contraindicação quando administrado de acordo com o recomendado.
Continua depois da publicidade
NÃO USE ESSE MEDICAMENTO EM CASO DE DOENÇA GRAVE DOS RINS.
Reg M.S Nº 1.0235.0339. GEROVITAL ® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SAC 0800 0191914 www.ems.com.br. Agosto 2024