Um surto do vírus Nipah na Índia fez aeroportos de países da Ásia endurecer os protocolos e controles de saúde de viajantes nesta segunda-feira (26), com medidas parecidas com as usadas durante a pandemia de Covid-19. Cinco casos foram confirmados em Bengala Ocidental e, mesmo sem casos, países asiáticos resolveram reforçar a vigilância com a prevenção de ocorrências. Com informações do O Globo.

Continua depois da publicidade

Os protocolos também foram recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pelo alto potencial epidêmico do vírus e a taxa alta de letalidade. Na Tailândia, por exemplo, a triagem sanitária foi intensificada nos terminais de Suvarnabhumi, Don Mueang e Phuket, com monitoramento de febre e sintomas associados ao vírus. Os viajantes também estão recebendo cartões de alerta com orientações sobre como proceder se forem infectados.

No Aeroporto Internacional de Phuket, a limpeza foi intensificada, já que há um voo direto diário entre o aeroporto internacional de Kolkata, em Bengala Ocidental, e Phuket. Segundo o primeiro-ministro da Tailândia, Anutin Charnvirakul, apesar de nenhum caso ter sido confirmado, os níveis de vigilância vão seguir elevados.

— O Departamento de Controle de Doenças da Tailândia está realizando a triagem de viajantes provenientes de Bengala Ocidental, na Índia, nos aeroportos de Suvarnabhumi e Don Mueang desde 25 de janeiro, em meio ao surto do vírus Nipah. Autoridades de saúde implementam medidas rigorosas, com excelente cooperação dos passageiros nos pontos de controle — disse.

Quem desembarcar com febre alta ou algum outro sintoma, será encaminhado para instalações de quarentena. Nos aeroportos de origem, também estão sendo feitas verificações preliminares, além da exigência de atestados médicos para passageiros com sintomas e o preenchimento obrigatório de formulários de declaração de saúde na hora da chegada.

Continua depois da publicidade

Regras intensificadas no Nepal e em Taiwan

O governo do Nepal também endureceu os controles de saúde no Aeroporto Internacional Tribhuvan, em Katmandu, assim como nos principais pontos de travessia terrestre com a Índia. Também foram instalados postos de saúde para triagem, com orientações nas unidades sanitárias nas fronteiras.

Segundo o porta-voz do Ministério da Saúde, Prakash Budhathoki, a triagem individual de passageiros que chegam ao país tanto pelos aviões quanto por terra já está em vigor.

Taiwan também estuda intensificar os protocolos de saúde, com a classificação do vírus Nipah como uma doença de notificação obrigatória de Categoria 5, o nível mais alto para infecções graves, conforme a lei local. No entanto, a medida ainda passará por consulta pública por 60 dias antes de entrar em vigor.

Quais os sintomas do vírus Nipah?

Os sintomas iniciais costumam incluir febre, dor de cabeça, dores musculares, vômitos e dor de garganta. Com a progressão da doença, podem surgir tontura, sonolência, confusão mental e sinais neurológicos, indicativos de encefalite aguda. Em alguns casos, os pacientes desenvolvem pneumonia atípica e insuficiência respiratória grave.

Continua depois da publicidade

Nos quadros mais severos, há ocorrência de convulsões e encefalite, que podem evoluir rapidamente para coma em até 48 horas. O período de incubação varia, em média, entre 4 e 14 dias, mas já foram registrados casos com até 45 dias. A taxa de letalidade do vírus é estimada entre 40% e 75%, dependendo das condições de vigilância epidemiológica e da capacidade de atendimento médico local.