Com 117 escorpiões-amarelos (Tityus serrulatus) encontrados em um único terreno de Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina, o município vive um momento de alerta. A espécie é considerada a mais venenosa da América do Sul. A captura dos animais foi feita no último dia 10 no bairro Santa Luzia, que recebe mais uma ação nesta segunda-feira (14).
Continua depois da publicidade
De acordo com a prefeitura, a vigilância em saúde é responsável pelas operações realizadas na cidade. Além do bairro Santa Luzia, o São Maurício já apresenta proliferação destes animais peçonhentos. Com os novos registros, o município ultrapassa os 240 exemplares capturados.
A Vigilância Epidemiológica deve intensificar as ações noturnas com o uso de lanternas de luz negra, que facilita a localização dos escorpiões no período em que estão mais ativos. Além disso, a secretaria de Saúde amplia o mapeamento das áreas críticas e orienta as famílias, com medidas preventivas.
Jovem é preso após matar animais de estimação e ameaçar mãe e irmã de morte no Sul de SC
— Diante desse cenário, a Prefeitura faz um apelo à população: a colaboração dos moradores é essencial. É fundamental manter quintais e terrenos limpos, vedar ralos, frestas e vãos, evitar o acúmulo de materiais e eliminar fontes de alimento dos escorpiões, como baratas. Um trabalho de conscientização também será feito nas escolas — diz a prefeitura de Braço do Norte em nota.
Continua depois da publicidade
Em meio ao surto de escorpiões, a recomendação é para que a população não tente capturar os animais em casos de avistamentos e acionar imediatamente a Vigilância Epidemiológica.
Leia mais
Quem era a mulher encontrada morta com sinais de violência em uma área de mata no Sul de SC
Trio armado invade casa, ameaça moradores, rouba carro e R$ 35 mil em Criciúma