A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a morte de James Antônio Fucks, de 7 anos, em São Francisco do Sul. Ele morreu na última sexta-feira (16) após a família procurar o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça por quatro vezes e, supostamente, não receber o atendimento adequado. Os familiares agora acusam a unidade de negligência.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O primeiro passo da Polícia Civil será analisar a documentação técnica solicitada ao hospital e ao Instituto Médico Legal (IML). Segundo o delegado Weydson da Silva, responsável pela investigação, também foram solicitadas informações ao conselho tutelar e à escola onde James estudava.
– Tem que ser uma investigação bem ampla. Além dos fatos alegados pela família, não descartamos nenhuma outra possibilidade. Está sendo feito um estudo do histórico recente da criança e de todos os atendimentos médicos para ver se, além das circunstâncias apontadas pela família, outras não podem ter contribuído para a morte – explica o delegado.
Nesta terça-feira (20), o delegado vai ouvir a mãe e o padrasto de James. As demais testemunhas deverão prestar depoimento após a coleta de toda a documentação para que se tenha o máximo de informações já apuradas.
Continua depois da publicidade
Entenda a acusação da família
James sofreu um acidente na saída da escola na última terça-feira (13), quando bateu o peito e a cabeça em uma placa de sinalização. Segundo a tia, Gislaine Carolina Paiva, a mãe do menino o levou até o hospital para receber atendimento porque ele sentia dores.
A família diz que James foi levado ao hospital outras três vezes e nenhum exame foi realizado pela equipe médica, que liberou a criança em todas as situações apenas com o medicamento para dor.
– Nós estamos muito tristes porque a minha irmã procurou tudo, achou que ele (James) seria bem recebido, que seria feito exame e não fizeram. Ela ficou bem triste pelo descaso do médico – conta Gislaine.
Na sexta-feira, o hospital teria solicitado transporte para transferir o menino ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville. Porém, James não resistiu e morreu antes da transferência.
Continua depois da publicidade
Hospital e prefeitura apuram se houve falha no atendimento
O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça se manifestou sobre a morte de James em nota publicada nas redes sociais. A instituição diz que lamenta profundamente o falecimento e se solidariza com os familiares.
Na nota, o hospital diz que “a cadeia de eventos que levou a esse lamentável desfecho será acompanhada e analisada até que se tenha pleno conhecimento de todos os fatos”.
Segundo a unidade, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, os fatos estão sendo apurados para verificar se houve alguma falha no atendimento ao paciente. A nota afirma que “todas as medidas cabíveis serão tomadas”
A prefeitura de São Francisco do Sul também se manifestou em nota de pesar publicada nas redes sociais. O município lamenta a morte e afirma que a família recebe suporte da Secretaria de Assistência Social.
Continua depois da publicidade
– Já a Secretaria de Saúde está apurando os fatos junto à equipe do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça e está atuando para verificar se houve negligência no atendimento e todas as medidas cabíveis serão adotadas – diz a nota.
Leia também:
Planalto Norte de SC amanhece com temperaturas abaixo de 0°C
Apartamento de onde modelo caiu no Chile passou por limpeza após morte
Bombeiro relata tensão ao ajudar salvar por telefone bebê de 1 ano que se afogou no Norte de SC