nsc
    an

    Pandemia

    Suspensão de cirurgias eletivas está entre novas medidas para combate ao coronavírus em Joinville

    Gabinete de crise de Joinville anunciou ações contra agravamento da Covid-19 nesta terça-feira

    23/02/2021 - 16h55 - Atualizada em: 23/02/2021 - 17h03

    Compartilhe

    Patrícia
    Por Patrícia Della Justina
    Cirurgias eletivas estão suspensas em todos os hospitais da cidade
    Cirurgias eletivas estão suspensas em todos os hospitais da cidade
    (Foto: )

    Joinville vai adotar novas medidas para combater a disseminação do coronavírus na cidade em razão dos altos números de casos e internações. Um Gabinete de Crise foi instituído nesta terça-feira (23) pela prefeitura e pretende garantir respostas rápidas a partir da evolução dos números. 

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    Dentre as mudanças anunciadas em coletiva de imprensa na tarde desta terça está a suspensão das cirurgias eletivas de alta e média complexidade em todos os hospitais de Joinville. A medida segue recomendação do Governo do Estado. Cirurgias de urgência e emergência, além dos procedimentos considerados “tempo-sensíveis” - aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco - continuam sendo realizados.

    As testagens também devem ser aceleradas com a realização de testes antígenos para diagóstico. Para este exame, é realizada a coleta de material nas narinas para detectar a presença de uma proteína da SARS-CoV-2. O resultado positivo indica que o paciente está com a doença naquele momento e precisa ser isolado. O resultado é liberado em aproximadamente uma hora. 

    > SC terá novas restrições e reforço policial para conter avanço do coronavírus

    O município também articula uma parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille) para que o mapeamento genético do vírus seja realizado na cidade. O objetivo é monitorar com mais agilidade a circulação do vírus em território joinvilense. 

    - O momento exige atenção e cautela. Nós trabalhamos com muita responsabilidade na gestão da pandemia de Covid-19. Por isso, o pedido é que a população respeite as medidas de enfrentamento à doença, principalmente evitando aglomerações, utilizando máscara e fazendo a higienização correta das mãos - reforça o prefeito. 

    Definições estaduais

    Nesta terça-feira (23), o prefeito Adriano Silva participou de reunião entre os 30 prefeitos das maiores cidades catarinenses e Governo do Estado para definições. 

    Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, em entrevista ao CBN Hub, as novas restrições devem valer por 15 dias e envolvem a redução da capacidade máxima do transporte coletivo para 50%, a proibição de atividades entre meia-noite e 6h da manhã, proibição de festas e baladas em casas noturnas e a limitação da ocupação em atividades de lazer para 25% da capacidade.

    O governo do Estado ainda não confirma as ações, mas informou à reportagem que uma proposta foi apresentada aos prefeitos e, agora, o texto deverá ser validado e ajustado para ser publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta. Detalhes sobre as medidas devem ser divulgados em breve pelo governo.

    Pouco mais de 12,7 mil pessoas já foram vacinadas em Joinville

    O primeiro caso de infecção por Covid-19 foi identificado em Joinville no dia 13 de março de 2020. Desde então, mais de 56 mil casos foram confirmados. Joinville fez mais de 195 mil testes, o maior volume entre as cidades do Estado.

    No site da Prefeitura, a população pode acompanhar as informações sobre a Covid-19, incluindo a ocupação dos leitos.

    Até agora, Joinville recebeu 13.291 vacinas para a primeira aplicação e 12.771 pessoas foram imunizadas com a primeira dose até o momento. Além disso, o município também realiza a aplicação da segunda dose seguindo a orientação dos laboratórios responsáveis pelas vacinas e a determinação do Ministério da Saúde para garantir a eficácia da imunização. Até o momento, 2.788 pessoas receberam a segunda dose do imunizante.

    Responsáveis pelos comitês

    Gabinete de crise - Adriano Silva (prefeito de Joinville)

    Comitê de Gestão Hospitalar – Jean Rodrigues da Silva (secretário da Saúde)

    Comitê de Ação e Fiscalização – Paulo Rogério Rigo (secretário de Proteção Civil e Segurança Pública)

    Comitê de Gestão Econômica – Marcel Virmond Vieira (secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável)

    Comitê de Assistência Social – Fabiana Cardozo (secretária de Assistência Social)

    Comitê Integrado de Operações - Gilberto Leal (secretário de Governo)

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas