
Pandemia
Gabinete de crise de Joinville anunciou ações contra agravamento da Covid-19 nesta terça-feira
Joinville vai adotar novas medidas para combater a disseminação do coronavírus na cidade em razão dos altos números de casos e internações. Um Gabinete de Crise foi instituído nesta terça-feira (23) pela prefeitura e pretende garantir respostas rápidas a partir da evolução dos números.
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Dentre as mudanças anunciadas em coletiva de imprensa na tarde desta terça está a suspensão das cirurgias eletivas de alta e média complexidade em todos os hospitais de Joinville. A medida segue recomendação do Governo do Estado. Cirurgias de urgência e emergência, além dos procedimentos considerados “tempo-sensíveis” - aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco - continuam sendo realizados.
As testagens também devem ser aceleradas com a realização de testes antígenos para diagóstico. Para este exame, é realizada a coleta de material nas narinas para detectar a presença de uma proteína da SARS-CoV-2. O resultado positivo indica que o paciente está com a doença naquele momento e precisa ser isolado. O resultado é liberado em aproximadamente uma hora.
> SC terá novas restrições e reforço policial para conter avanço do coronavírus
O município também articula uma parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille) para que o mapeamento genético do vírus seja realizado na cidade. O objetivo é monitorar com mais agilidade a circulação do vírus em território joinvilense.
- O momento exige atenção e cautela. Nós trabalhamos com muita responsabilidade na gestão da pandemia de Covid-19. Por isso, o pedido é que a população respeite as medidas de enfrentamento à doença, principalmente evitando aglomerações, utilizando máscara e fazendo a higienização correta das mãos - reforça o prefeito.
Nesta terça-feira (23), o prefeito Adriano Silva participou de reunião entre os 30 prefeitos das maiores cidades catarinenses e Governo do Estado para definições.
Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, em entrevista ao CBN Hub, as novas restrições devem valer por 15 dias e envolvem a redução da capacidade máxima do transporte coletivo para 50%, a proibição de atividades entre meia-noite e 6h da manhã, proibição de festas e baladas em casas noturnas e a limitação da ocupação em atividades de lazer para 25% da capacidade.
O governo do Estado ainda não confirma as ações, mas informou à reportagem que uma proposta foi apresentada aos prefeitos e, agora, o texto deverá ser validado e ajustado para ser publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta. Detalhes sobre as medidas devem ser divulgados em breve pelo governo.
O primeiro caso de infecção por Covid-19 foi identificado em Joinville no dia 13 de março de 2020. Desde então, mais de 56 mil casos foram confirmados. Joinville fez mais de 195 mil testes, o maior volume entre as cidades do Estado.
No site da Prefeitura, a população pode acompanhar as informações sobre a Covid-19, incluindo a ocupação dos leitos.
Até agora, Joinville recebeu 13.291 vacinas para a primeira aplicação e 12.771 pessoas foram imunizadas com a primeira dose até o momento. Além disso, o município também realiza a aplicação da segunda dose seguindo a orientação dos laboratórios responsáveis pelas vacinas e a determinação do Ministério da Saúde para garantir a eficácia da imunização. Até o momento, 2.788 pessoas receberam a segunda dose do imunizante.
Gabinete de crise - Adriano Silva (prefeito de Joinville)
Comitê de Gestão Hospitalar – Jean Rodrigues da Silva (secretário da Saúde)
Comitê de Ação e Fiscalização – Paulo Rogério Rigo (secretário de Proteção Civil e Segurança Pública)
Comitê de Gestão Econômica – Marcel Virmond Vieira (secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável)
Comitê de Assistência Social – Fabiana Cardozo (secretária de Assistência Social)
Comitê Integrado de Operações - Gilberto Leal (secretário de Governo)
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: