O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou nesta quarta-feira (10) a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano pela quarta vez consecutiva. A decisão segue as expectativas do mercado financeiro, que acredita na redução das taxas no primeiro trimestre de 2026, em março. Com informações do g1.

Continua depois da publicidade

A decisão foi unânime, com o comitê entendendo que “é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”.

“Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, escreveu o Copom.

A próxima reunião do Copom para definir o patamar da Selic será realizada nos dias 27 e 28 de janeiro.

Taxa Selic

A Selic define a taxa básica de juros da economia e é utilizada, muitas vezes, para conter a inflação. Ela é decidida com base no sistema de metas, tendendo a aumentar ou diminuir.

Continua depois da publicidade

A meta para 2025 é de oscilação de 3% na inflação, mas a projeção dos economistas, segundo informações do g1, já passa de 5,50%, o que pode afetar a Selic.

*Matéria em atualização