nsc
an

publicidade

Bonja apresenta

Tecnologia no ensino: conectividade prepara alunos para um futuro digital 

A geração que nasceu conectada agora conta com a tecnologia para expandir o conhecimento na educação básica 

21/10/2019 - 11h05

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Tecnologia no ensino: conectividade prepara alunos para um futuro digital
(Foto: )

Aliar a tecnologia à educação é uma necessidade inadiável, reconhecida por todo profissional do ensino que está atualizado com as últimas tendências na área. Por um lado, os avanços tecnológicos transformam dispositivos em extensões da realidade: smartphone, smart TV, smart watch se tornaram ferramentas do dia a dia que permitem acessar qualquer informações de qualquer lugar do mundo. Hoje, tudo está conectado. E a tecnologia já faz parte de todas as esferas do cotidiano, incluindo a educação.

Quem já viu uma criança mexendo em um aparelho como um celular ou tablet sabe: elas aprendem muito rápido. É porque são nativas do meio digital e, na maioria dos casos, crescem sendo incentivadas ao uso desses aparelhos desde cedo. Sendo a tecnologia indissociável da rotina de muitos jovens, o ensino precisa se adequar para incorporar essas ferramentas na forma de transmitir conhecimento. Mas como o meio de educação se beneficiar das tecnologias e da conectividade da internet?

Smart learning: tecnologia aliada ao ensino

Pensando na geração smart, o Colégio Bonja inova em conectividade e dispõe de infraestrutura inteligente, combinando a tradição de mais de 90 anos de ensino com a inovação multiplataforma. A instituição, tradicional em Santa Catarina, oferece currículo ampliado para todas as idades.

Na educação infantil, as crianças utilizam ferramentas digitais, como tablets e computadores, para explorarem os projetos que são desenvolvidos durante os semestre. Com aplicações como QR Code, Mentimeter e Stop Motions, as crianças estimulam a curiosidade para o mundo da pesquisa. Esses aplicativos são usados para criação de apresentações, imputando a capacidade de contar histórias e criar argumentos.

Do primeiro ano em diante, gradativamente, o contato com a tecnologia passa se fazer mais presente, com dispositivos móveis e computadores para pesquisar, organizar e apresentar trabalhos, partindo do conceito de Cloud (armazenamento em nuvem) com o Google Drive. Ao lado da exploração desse novo ambiente vem a segurança: as crianças são ensinadas e incentivadas a usar a internet de maneira segura.

Ainda no campo de construção de discurso e capacidade de argumentação, os alunos criam um livro digital de receitas ou então de histórias em quadrinhos, utilizando imagens e fotos. As turmas são capazes de interagir em ambientes controlados estabelecer processos, dentro do mundo digital.

Pensando na iniciação, com base no mercado de trabalho futuro, logo no terceiro ano os alunos começam a usar o editor de texto para elaborar documentos trabalhados e realizam mapas conceituais. Essa dinâmica pode auxiliar no desenvolvimento de perfil analítico, tão cobiçado pelas grandes corporações. De forma lúdica, os pequenos passam a ser protagonistas com a linguagem de programação simples, por meio do Scratch, e aprendem a resolver problemas básicos e criar apresentações com ferramentas tecnológicas.

Bonja
(Foto: )

O pioneirismo do Bonja Connect

Inovando na educação, o Colégio Bonja apresenta o Bonja Connect. Esse modelo educacional inteligente foi criado em parceria com a Apple Education. Em 2019, três turmas do sétimo ano estão participando do projeto, que, em 2020, será ampliado para o oitavo ano.

Nessa proposta de trabalho, o iPad é usado para dinamizar o processo de aprendizagem e tornar as aulas interativas. Todos os equipamentos são gerenciados pelos professores durante o período de aula, permitindo acesso a aplicativos pedagógicos, e-books e apostilas, a realização de pesquisas e anotações em cadernos digitais, fotografar, utilizar e aplicar realidade virtual aumentada, bem como compartilhar arquivos com professores e colegas.

O Connect dá ao professor informações importantes e possibilitam a troca de experiências com outros docentes de diferentes partes do mundo, ampliando as possibilidades de aprendizado para os alunos.

A instalação de um ensino híbrido foi pautada pela tecnologia presente na vida dos alunos e pelo crescente uso de plataformas digitais e interativas. Essa integração fortalece a aprendizagem, engaja estudantes e cria um ambiente coparticipativo por meio de tablets e computadores.

Para preparar a geração do futuro, o Bonja reúne o melhor na qualidade de ensino e capacitação dos professores, valores, infraestrutura, segurança, currículo de atividades regulares e extras, e desafios que inspiram o dia a dia de crianças e adolescentes de todas as idades para se prepararem para mundo e realizarem sonhos.

Para saber mais sobre o Bonja, acesso o site da instituição e conheça seus projetos.

Deixe seu comentário:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade