Emma Heming Willis, esposa do ator Bruce Willis, afirmou que as festas de fim de ano passaram a ser vividas de forma diferente pela família após o avanço da demência do marido. Em texto publicado em seu site oficial, ela disse que momentos antes simples agora “chegam presos a uma teia de luto”.

Continua depois da publicidade

“As festas de fim de ano têm o poder de nos fazer refletir (…) Quando se cuida de alguém com demência, essa reflexão pode ser especialmente dolorosa. Tradições que antes pareciam simples exigem planejamento. Momentos que antes traziam alegria descomplicada podem chegar envoltos em uma teia de luto”, escreveu.

Veja fotos de Bruce Willis

Qual o dianóstico de Bruce Willis?

Bruce Willis, de 70 anos, foi diagnosticado com demência frontotemporal, doença neurodegenerativa progressiva que afeta comportamento e linguagem. O diagnóstico foi divulgado publicamente pela família em 2023, após o ator se afastar da carreira em razão de um quadro de afasia.

Luto familiar

No relato, Emma escreveu ainda que o luto vivido pela família não está ligado à morte, mas às mudanças impostas pela doença. “O luto não pertence apenas à morte. Ele pertence à mudança e à perda do que não volta a ser como antes”, afirmou.

Ela falou sobre a pressão para que a família demonstre “normalidade”:

Continua depois da publicidade

“Estamos rodeados de imagens de como as festas de fim de ano deveriam ser: casas perfeitamente decoradas, encontros alegres, rostos sorridentes em pijamas combinando. Mesmo sabendo que essas imagens são cuidadosamente selecionadas, elas ainda podem gerar uma sensação de fracasso e perda quando a nossa realidade não corresponde a elas. Quando a demência faz parte da família, o conceito de ‘normalidade’ se torna algo intangível”.

Segundo Emma, apesar das limitações, a família continua reunida durante as festas, ainda que algumas tradições tenham mudado. “A alegria não cancela a tristeza, e a tristeza não cancela a alegria”, escreveu.

Relembre a carreira de Bruce Willis

Ator de grande sucesso em Hollywood, Willis estourou na carreira quando estreou na série de televisão “A Gata e o Rato”, transmitida entre 1985 e 1989 nos Estados Unidos. Outro papel que o alçou à fama foi como John McClane, no filme de ação “Duro de Matar” (1988) seu primeiro trabalho como protagonista.

Ao longo da carreira, os filmes de Willis já renderam mais de US$ 5 bilhões ao redor do mundo. Ele já foi indicado a cinco Globos de Ouro e três Emmys.

Continua depois da publicidade