nsc

Saúde

"Temos pessoas com Covid-19 e dengue ao mesmo tempo em Joinville", diz infectologista

Luiz Henrique Melo é coordenador médico da Vigilância em Saúde de Joinville e conversou com a CBN Joinville na manhã desta quinta-feira

01/04/2021 - 14h23 - Atualizada em: 13/05/2021 - 11h25

Compartilhe

Morghana
Por Morghana Santhiago
Foto mostra o médico Luiz Henrique Melo
Entrevista com Médico infectologista Luiz Henrique Melo
(Foto: )

O infectologista e coordenador médico da Vigilância em Saúde de Joinville, Luiz Henrique Melo, revelou os números preocupantes de casos de dengue e de Covid-19 na cidade. Em entrevista nesta quinta-feira (1º) ao programa Notícia na Manhã da CBN Joinville, o médico falou que o surto de Dengue foi muito forte este ano. Enquanto em 2019 o número de focos foi de 93 durante todo o ano, 2021 registrou 350 focos do mosquito e 1.779 casos suspeitos em apenas 3 meses.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Com o surto, a preocupação do infectologista é com o sistema de saúde, que já está sobrecarregado com casos de Covid-19. 

— Com dois sorotipos circulantes aumenta a possibilidade de pessoas procurando atendimento nos hospitais. [...] Temos casos concomitantes (ao mesmo tempo) de pessoas com Covid-19 e dengue — avisa ele.

Questionado sobre como diferenciar o sintoma da Covid 19 com a dengue, o médico infectologista falou que o início do quadro é o mesmo: febre, dor de cabeça e dor muscular. Porém, a dengue não tem comprometimento na via respiratória, assim como tosse e coriza. Mas ressalta o cuidado pois, além de ter dificuldade de diferenciar a doença, é possível ter as duas doenças simultaneamente.

Confira a entrevista:

Colunistas