nsc

publicidade

Notícia

Temperatura da água do mar: boa para uns, gelada para outros

Conferir para qual lado o vento sopra é uma dica para saber se o mar estará bom para o banho

08/02/2011 - 15h17

Compartilhe

Por Redação NSC
Emanuela adora brincar entre as ondas quando a água está morna
Emanuela adora brincar entre as ondas quando a água está morna
(Foto: )

Boa para uns e gelada para outros. A temperatura da água do mar é democrática: sempre consegue agradar alguém. Água morna é sinônimo de mar lotado de banhistas; quando a temperatura da superfície do mar está mais baixa, é a vez dos surfistas aproveitarem o espaço para executar as manobras radicais. Neste verão, a temperatura da superfície do mar tem variado entre 26ºC e 28ºC, conforme o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).

Para a criançada, a água morna tem sido um prato cheio para a diversão.

- Adoro brincar na água morninha - conta a pequena Emanuela Siqueira, de quatro anos.

Os pais dela, Edelson Siqueira e Denise da Cunha, comentam que se soubessem em qual praia a água está mais quente seria mais fácil levar a filha para o lugar certo. Mas os oceanógrafos alertam que saber se o mar estará bom para o banho antes de sair de casa não é tão fácil como saber se vai dar praia.

A temperatura da água do mar é elaborada a partir de informações de satélites e de dados enviados por navios e bóias oceanográficos.

De acordo com o oceanógrafo do Coastal Planning in Brazil, Rodrigo Barletta, a temperatura da água do oceano varia muito por causa de fenômenos regionais. Uma boa orientação para quem não quer passar frio dentro do mar é ficar de olho para que lado sopra o vento. Quando há vento sul, a água está mais quente. Quando o vento é leste ou nordeste, ocorre o contrário.

Barletta salienta que, mesmo com a forte influência dos ventos, pode ser que a temperatura fique também mais amena na água. Seria a influência das correntes marítimas. No verão, há o predomínio da corrente do Brasil, que é mais quente, e no inverno, da corrente argentina da Malvina, que é fria.

Ressurgências

Segundo o oceanógrafo do Ciram, Argeu Vanz, a temperatura média da água do mar é de 26ºC e ela não varia tanto quanto a temperatura da atmosfera.

- Se a água esquentou é porque há dias o processo de aquecimento está se realizando - explica Vanz.

Ele afirma que a temperatura do mar sofre influência também do fenômeno conhecido como ressurgência: aporte das águas mais profundas - e frias - para a superfície. Quando o processo ocorre, além de o mar ficar mais gelado, a água fica menos transparente.

Isso porque a água profunda é rica em nutrientes e favorece o desenvolvimento de microalgas. Ou seja, em dia de ressurgência, os banhistas não se arriscam a molhar além do pé.

Deixe seu comentário:

publicidade