A passagem de uma frente fria começa na madrugada desta quinta-feira (3), mantendo as condições para temporais, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul e na metade leste catarinense, conforme a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O risco durante a madrugada é moderado a pontualmente alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos. À tarde, novos temporais isolados devem se formar e o risco moderado a alto se mantém na metade leste do Estado. Nas demais áreas, o risco é baixo a moderado. Neste dia, os termômetros não sobem muito, com máximas não ultrapassando os 27°C.
Registro de temperaturas mais baixas
Após a passagem dessa frente fria, teremos a chegada de uma massa de ar frio e seco de origem polar, que vai resultar em declínio significativo das temperaturas, segundo a Defesa Civil.
Esta será a primeira onda de frio, com temperaturas mais baixas no amanhecer, deste outono, com mínimas nas madrugadas oscilando próximas a 5°C entre o Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale, e se aproximando de 0°C nas áreas altas da Serra e do Meio-Oeste.
Continua depois da publicidade
O declínio das temperaturas já começa na sexta-feira (4) quando as mínimas do dia vão ocorrer durante a noite, mas as menores temperaturas serão registradas no amanhecer do sábado (5), com condições favoráveis para formação de geada ampla, principalmente entre o oeste e os planaltos.
A Defesa Civil ainda diz que nas áreas litorâneas o declínio das temperaturas será menor, mas a sensação de frio aumenta pelo vento sul de intensidade moderada e rajadas fortes. Nestas regiões, o sábado (5) começa com temperaturas entre 11°C e 15°C, combinadas ao vento de intensidade média de 30 a 50km/h e rajadas de até 80km/h.
Durante o sábado, o vento e a presença de nuvens mantém as temperaturas amenas. Com isso as temperaturas máximas não passam de 22°C a 25°C no oeste e litoral e variam entre 18°C a 22°C nas demais regiões. Estas temperaturas mais baixas tendem a se repetir no domingo (6) e na segunda-feira (7), porém a área de abrangência vai diminuindo.
Outono terá temperaturas acima da média em SC
Continua depois da publicidade
Veja as temperaturas por região nesta quinta (3):
- Extremo Oeste: 18.50ºC a 26.20ºC – Sol, nuvens e chuva
- Oeste: 17.40ºC a 23.00ºC – Encoberto com chuva
- Meio-Oeste: 16.30ºC a 21.70ºC – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
- Planalto Sul: 15.60ºC a 22.00ºC – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
- Litoral Sul: 17.30ºC a 24.00ºC – Sol, nuvens e chuva
- Vale Do Itajaí: 17.30ºC a 26.00ºC – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
- Grande Florianópolis Serrana: 17.30ºC a 23.20ºC – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
- Grande Florianópolis Litorânea: 17.70ºC a 25.40ºC – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
- Planalto Norte: 16.60ºC a 23.00ºC – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
- Litoral Norte: 19.70ºC a 29.00ºC – Sol, nuvens e pancadas de chuva com raios
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Ladrão descoberto por tatuagem é preso duas vezes no mesmo dia por série de crimes em Itajaí
Quem é o senador que encarou “prova de resistência” ao discursar por 25 horas contra Trump
 
				 
                            
                            






