Mais de 25 horas sem se sentar e sem ir ao banheiro. Foi essa “prova de resistência” que o senador democrata Cory Booker precisou superar para quebrar o recorde de discurso mais longo do Senado dos Estados Unidos com críticas ao presidente Donald Trump. Ele usou o longo tempo para mostrar sua rejeição às políticas adotadas nos primeiros 71 dias de governo, alegando que “não são tempos normais na América”. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O parlamentar é senador desde 2013 e tentou, inclusive, ser candidato à presidência dos EUA em 2020, mas a candidatura não foi para frente. O discurso começou ainda na segunda-feira (31), por volta das 20h, e terminou nessa terça-feira (1º), durando, ao todo, 25 horas e cinco minutos, com críticas ferrenhas à possibilidade de anexar a Groenlândia e o Canadá ao território americano e às medidas que vêm causando cortes em programas sociais e à saúde, por exemplo.
Para Booker, as declarações e políticas de Trump vêm causando “danos à segurança dos americanos, à estabilidade financeira, aos alicerces centrais da nossa democracia e até mesmo às nossas aspirações como povo”.
O empresário e integrante do governo Elon Musk também foi mencionado pelo senador. De acordo com o parlamentar, o plano de Trump para cortes de gastos beneficiariam bilionários como Musk.
Continua depois da publicidade
Ex-jogador de futebol americano
Booker, que hoje tem 55 anos, já foi um jogador de futebol americano na Universidade de Stanford quando era jovem. Em Yale, sua carreira em Direito iniciou com trabalhos como advogado para famílias de baixa renda.
O atual senador foi eleito prefeito de Newark, vizinha de Nova York, em 2006. Depois, sua trajetória política começou a crescer quando Mark Zuckerberg doou US$ 100 milhões para as escolas públicas da cidade.
Depois de Frank Lautenberg morrer, Booker foi eleito senador em uma eleição especial que aconteceu em 2013. Foi um ano depois que ele venceu um mandato completo e foi reeleito em 2020. Desde então, ele já ajudou a aprovar uma reforma para reduzir penas para certos crimes federais, e a aprovação de uma lei que permite que estados realocassem verbas de fundos de saneamento para melhorar a qualidade da água potável.
Discurso mais longo
O senador só começou a apresentar sinais de cansaço na terça-feira, principalmente na voz. Booker precisou se manter na posição de discurso o tempo todo, sem sair do local.
Continua depois da publicidade
O tempo de discurso ganhou da fala do senador Strom Thurmond, que durou 24 horas e 18 minutos em 1957. À época, ele tentava impedir a ampliação das proteções federais ao direito de voto para pessoas negras. A tentativa não teve sucesso.
Leia também
Brasil na mira de Donald Trump? Entenda o que está em jogo nas “Tarifas Recíprocas”
Mercados aguardam as medidas de Trump e se organizam para criar alternativas
 
				 
                                    